Portugal
Onze factos rápidos sobre o Sporting-FC Porto
2018-04-19 20:00:00
O calvário portista em Alvalade, o forte bem blindado dos leões que voltam ao Jamor

- Depois de quatro jogos sem o conseguir, o Sporting bateu o FC Porto nos 90 minutos pela primeira vez em 2017/18. Antes, os leões haviam empatado dois encontros e perdido outros dois no tempo regulamentar em jogos referentes à Liga (dois), Taça de Portugal (um) e Taça da Liga (um).

- Foi o 13º jogo consecutivo dos leões sem golos sofridos no Estádio José Alvalade para as competições nacionais. A última vez que algum clube português que não o Sporting marcou golo no recinto verde e branco foi a 5 de novembro de 2017, quando o SC Braga empatou a dois golos com os lisboetas. No total, em 20 jogos em casa para as provas lusitanas, o Sporting venceu 17, empatou três, e tem um registo de 44 golos marcados e quatro sofridos. Os 13 jogos consecutivos sem sofrer golos são, agora, a melhor série da história do clube.

- O Sporting equilibrou a balança no histórico de desempates por pontapés de penálti contra o FC Porto. Os dragões somavam duas vitórias a partir da marca dos onze metros contra os leões, que apenas tinham uma (nas meias-finais da Taça da Liga desta temporada). Em 2006 e 2009, o FC Porto superou o Sporting nos penáltis a contar para a Taça de Portugal.

- O FC Porto perdeu no desempate por pontapés de penálti pela quinta vez consecutiva. Desde a vitória contra o Belenenses em 2010, os azuis e brancos saíram derrotados na marca dos onze metros com o Benfica em 2014, com o SC Braga em 2016, com o GD Chaves em 2017 e com o Sporting em 2018 (duas vezes).

- O clube de Alvalade chega à 28ª final da Taça de Portugal, troféu que conquistou por 16 vezes nas 27 oportunidades anteriores. A última vez que o Sporting esteve presente no Jamor aconteceu em 2014/15, quando derrotou o SC Braga através do desempate por pontapés de penálti depois de um final de jogo dramático.

- A equipa azul e branca continua com dificuldades em jogar fora do Estádio do Dragão. Nos últimos cinco encontros na condição de visitante, o FC Porto soma apenas uma vitória, amealhando ainda um empate e três derrotas. A formação de Sérgio Conceição marcou apenas um golo neste período (contra o Benfica).

- Sebastián Coates chegou aos cinco golos na temporada (em 49 jogos), o que faz de 2017/18 a melhor época da carreira do uruguaio no que a número de golos marcados diz respeito. Até agora, os quatro golos em 16 jogos pelo Nacional, no Uruguai, em 2009, eram a melhor marca. Pelo Sporting, em 2016/17, o defesa-central apontou três tentos em 43 partidas.

- O Estádio José Alvalade continua a ser um terreno pouco feliz para o FC Porto, que segue há quase dez anos sem vencer na casa do Sporting. São 13 jogos consecutivos que não acabaram com o triunfo dos portistas nos 90 minutos, com a vitória nortenha a 5 de outubro de 2008 por 1-2, para a Liga, a ser a última vez que isso aconteceu.

- Jorge Jesus vai estar na quarta final da Taça de Portugal da carreira. Estreou-se em 2007, quando o seu Belenenses perdeu por 1-0 com o Sporting, e repetiu a presença em 2013, mas o Benfica saiu derrotado por 2-1 com o Vitória de Guimarães. Em 2014, finalmente, venceu no Jamor pela primeira vez graças ao triunfo do Benfica sobre o Rio Ave por 1-0 (golo de Nico Gaitán).

- Foi a terceira vez que Sérgio Conceição foi eliminado de uma competição pelo Sporting através do desempate por pontapés de penálti. A primeira aconteceu na final da Taça de Portugal de 2014/15, quando era treinador do SC Braga, e a seguinte foi já esta época, nas meias-finais da Taça da Liga. O técnico voltou também a perder um jogo com o Sporting em tempo regulamentar, o que já não acontecia desde 4 de outubro de 2015 (Sporting-Vitória de Guimarães, 5-1).

- Ao sétimo jogo, o FC Porto perdeu o primeiro clássico em 2017/18. Os dragões, contra Sporting e Benfica, somam três vitórias, três empates e uma derrota esta temporada.