Portugal
Onze factos rápidos sobre o Santa Clara-Sporting
2018-11-05 13:30:00
Desde 2003 que Santa Clara e Sporting não se defrontavam.

Com golo de Bas Dost, de grande penalidade, e de Marcos Acuña, o Sporting venceu este fim de semana o Santa Clara em São Miguel, depois do conjunto açoriano até ter chegado à vantagem na primeira parte por Zé Manuel. Confronto que se realizou pela primeira vez em 15 anos.

- Desde 2002/03 que Santa Clara e Sporting não se defrontavam, fosse para que competição fosse. Com a derrota este fim de semana, ascende a sete o número de jogos entre ambos os clubes e sem que o Santa Clara alguma vez tenha vencido os leões. O melhor que os açorianos conseguiram foi arrancar empates nas duas últimas épocas em que o Sporting se sagrou campeão. Em 1999/00 em São Miguel e em 2001/02 em Alvalade.

- O Sporting alcançou assim a quarta vitória consecutiva nos confrontos perante o Santa Clara, algo que dado o curto histórico entre os dois clubes não surpreende que seja a melhor sequência de sempre de resultados dos Leões sobre os Açorianos.

- O encontro entre Santa Clara e Sporting era um jogo que promete golos e não desiludiu. São agora sete dos últimos oito encontros da equipa açoriana que terminaram com três ou mais golos marcados.

- Com a derrota frente ao Sporting o Santa Clara não conseguiu fazer história. O clube açoriano recebia, afinal, o Sporting, embrenhado na melhor série da sua história na liga portuguesa. Só em dezembro de 2001 conjunto açoriano tinha vencido três jogos consecutivos na competição, então, o Vitória FC, o Beira Mar e o... FC Porto, série que acabou por não conseguir suplantar este domingo.

- Este que foi mesmo um confronto de estreias. Além de Tiago Fernandes, que se estreou como treinador principal, João Henriques também nunca defrontou o adversário enquanto treinador. Apesar da passagem pelo comando técnico do FC Paços de Ferreira na temporada passada, em nenhum dos 15 jogos João Henriques defrontou o Sporting.

- Frente ao Santa Clara foram várias as novidades introduzidas por Tiago Fernandes. Lumor foi uma delas, com o lateral esquerdo a fazer em São Miguel a estreia como titular no Sporting. As anteriores oito utilizações de Lumor no Sporting haviam ocorrido enquanto suplente utilizado. Lumor não era titular na Liga desde janeiro de 2018.

- Em São Miguel, o Sporting deu seguimento a uma sequência negativa e que até se tornou histórica. Nunca o Sporting havia estado 26 jogos consecutivos sempre a sofrer em jogos fora de casa. Desde outubro de 2017, numa vitória por 1-0 em Vila do Conde para a Liga, que o Sporting não termina um jogo fora de Alvalade sem golos sofridos.

- Em destaque esteve mais uma vez Osama Rashid. O médio iraquiano fez a segunda assistência na Liga ao assistir Zé Manuel para golo, registo que junta aos três golos já apontados na competição e que o tornam no jogador mais decisivo dos açorianos na liga esta temporada ultrapassando Fernando e os seus três golos e uma assistência.

- O Sporting que voltou a apontar um golo da marca de grande penalidade. Foi o quarto golo do Sporting na Liga esta temporada da marca de grande penalidade, o registo máximo da liga esta época.

- Um detalhe curioso do jogo acabou por ser o facto de, na anterior deslocação para a Liga Portuguesa em que o Sporting beneficiou de uma expulsão do adversário, Bas Dost e Acuña marcaram, tal qual aconteceu este domingo em São Miguel. Na altura, o Sporting acabou por vencer o Belenenses por 4-3.  

- Já Jovane Cabral, lançado ao intervalo por Tiago Fernandes, e autor da assistência para o golo da reviravolta leonina, chegou às duas assistências na liga e igualou Nani e Ristovski como os jogadores do Sporting que mais assistem para golo na competição.