Portugal
Onze factos rápidos sobre o Portimonense-Sporting
2018-04-29 20:30:00
O Sporting igualou a melhor série vitoriosa da época e os golos de Bruno Fernandes já resultam em recordes.

- Com o triunfo frente ao Portimonense, o Sporting igualou a melhor série vitoriosa desta época, ou seja, são agora seis os jogos consecutivos que a equipa de Jorge Jesus ganhou. Para além dos algarvios, os leões venceram também o Boavista, o FC Porto, o Belenenses, o Atlético Madrid e o FC Paços de Ferreira. Entre 19 de agosto e 16 de setembro de 2017, o conjunto leonino tinha triunfado nos duelos com o Vitória de Guimarães, Estoril Praia, Feirense, CD Tondela, Steaua Bucareste e Olympiacos, os dois últimos para o play-off e a fase de grupos da Liga dos Campeões, respetivamente.

- O Portimonense continua a atravessar uma fase menos positiva de resultados e vai agora em quatro encontros consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. O conjunto algarvio tem agora três derrotas seguidas, diante de Sporting, GD Chaves e Estoril Praia. Antes desta série, a equipa comandada por Vítor Oliveira empatou com o CD Tondela. Ainda assim, esta marca está distante do pior registo de resultados do Portimonense esta temporada, que é de nove partidas consecutivas sem vencer, entre 4 de dezembro de 2017 e 20 de janeiro deste ano: Estoril Praia (empate), GD Chaves (derrota), Sporting (derrota), Benfica (empate), SC Braga (empate), Belenenses (empate), Paços de Ferreira (empate), Boavista (derrota) e novamente SC Braga (derrota).

- O Sporting já venceu cinco jogos fora de portas em 2018, a contarem para as competições, e todos eles foram pela margem mínima, tal como aconteceu no sábado, diante do Portimonense. As restantes quatro tiveram lugar frente ao Belenenses (4-3), GD Chaves (2-1), CD Tondela (2-1) e Cova da Piedade (2-1),

- O Sporting voltou a vencer em Portimão, algo que já não acontecia desde 2010. No que diz respeito a confrontos entre as duas equipas no terreno dos algarvios, os leões contam agora com sete triunfos, o Portimonense com cinco e ainda houve lugar para cinco empates.

- Lumor entrou em campo na segunda parte e reencontrou a equipa da qual se transferiu para o Sporting em janeiro, ou seja, o Portimonense. O lateral esquerdo fez o sexto jogo com a camisola dos leões.

- O Sporting encontrava-se a seis pontos de distância do Benfica há três jornadas e conseguiu agora igualar os encarnados na tabela classificativa. Bruno Fernandes valeu quatro pontos aos leões nesses três encontros: marcou os dois golos que deram o triunfo sobre o Portimonense e com o Belenenses.

- Bruno Fernandes continua a bater recordes na primeira época no Sporting. Há 49 anos que um médio dos leões não marcava tantos golos numa época. Os 16 golos que Bruno Fernandes soma em 2017/18 são somente igualados pelos 16 tentos de Fernando Peres em 1972.

- Fabrício fez o gosto ao pé diante do Sporting e marcou o 15.º golo da época, o melhor registo do brasileiro em sete temporadas no Portimonense. Em 2015/16, o anterior melhor registo, Fabrício tinha apontado 14 remates certeiros. Para além desta marca, Fabrício não marcava em dois encontros consecutivos desde janeiro, quando fez seis golos diante de SC Braga, Rio Ave e Marítimo.

- Rui Patrício somou o 325.º jogo na Primeira Liga e está a apenas uma partida de igualar Manuel Fernandes e entrar no top-3 de jogadores do Sporting com mais encontros disputados no principal escalão do futebol português. Damas lidera a lista, com 332 partidas, seguido por Hilário, com 331.

- Jorge Jesus somou o nono triunfo em 14 jogos frente ao Portimonense na carreira. O treinador apenas perdeu com o conjunto algarvio por duas vezes.

- Vítor Oliveira consentiu a 15.ª derrota em 24 partidas diante do Sporting. O treinador do Portimonense apenas venceu os leões em cinco ocasiões.