Portugal
Onze factos rápidos sobre o Portimonense-Benfica
2018-02-11 16:00:00
Uma noite de coisas nunca antes vistas e de outras raridades

Foi uma noite de coisas nunca antes vistas e outras raridades. Cervi fez o primeiro bis da carreira e Felipe Macedo marcou o primeiro golo da carreira. Quem diria. Já Jonas ficou em branco apenas pela terceira vez nos 22 jogos já jogados na presente edição da Primeira Liga.

- O Benfica marcou o 11.º golo, em partidas para o campeonato, nos primeiros 15 minutos de jogo frente ao Portimonense. Os encarnados são a equipa que mais golos marca no referido período de tempo. O Sporting vem em segundo com oito golos.

- Rafa repetiu a titularidade, em jogos para o campeonato, meio ano depois. O extremo havia sido primeira escolha de Rui Vitória na deslocação a Rio Ave, da quarta-jornada, que terminou empatada a um golo.

- Cervi marcou dois golos e atingiu a marca das dezenas desde que chegou ao Benfica. O atacante igualou a marca de Enzo Pérez, mas está ainda muito longe dos 54 de Salvio que é o argentino com mais golos marcados com a camisola do Benfica.

- Curiosamente, Cervi alcançou o primeiro bis da carreira. Marcou o primeiro do Benfica, aos seis minutos, colocando os encarnados em vantagem e devolveu a liderança no marcador ao Benfica com uma exímia execução de livre, aos 78 minutos.

- O Benfica continua sem perder diante do Portimonense. Sábado realizou-se o 40.º jogo entre os dois clubes e os encarnados venceram 32 e empataram oito.

- Jonas saiu lesionado aos 62 minutos e ficou em branco, ou seja, não marcou qualquer golo. Coisa rara no atacante brasileiro. Foi apenas o terceiro jogo para o campeonato em que Jonas não faturou. Não marcou em Chaves na vitória do Benfica por 1-0 e não marcou também no Dragão no empate a zero.

- Felipe Macedo fez o golo que valeu, na altura, a igualdade para o Portimonense com um excelente golpe de cabeça na sequência de um pontapé de canto. Quem diria que tinha sido a primeira vez que Felipe marcou um golo na carreira? Exato. Mas foi mesmo. O brasileiro não tinha marcado em nenhum dos mais de 100 jogos que realizou como profissional. Há sempre uma primeira vez.

- O Portimonense sofreu três golos no seu reduto a primeira vez na presente temporada. A última vez que tal aconteceu foi diante do Leixões, em partida a contar para a Segunda Liga, em abril passado.

- O saldo entre Rui Vitória e Vítor Oliveira estava empatado antes da partida de sábado entre Portimonense e Benfica.Com o triunfo encarnado, Rui Vitória sobe para três as vitórias em jogos ante Vítor Oliveira que venceu dois. Há ainda um empate a registar entre os dois técnicos.

- O Benfica soma 53 pontos agora que estão 22 jornada jogadas. Os encarnados superam o registo de 2015/16 – 52 à passagem da jornada 22 -, ano de estreia de Rui Vitória e ano de recorde de pontos no final da temporada. O Benfica viria sagrar-se campeão com 88 pontos, mais dois do que Sporting.

- Ao terceiro jogo sem Krovinovic, Rui Vitória voltou a optar por Zivkovic para jogar no meio-campo do Benfica. Repetiu assim a escolha do jogo diante do Rio Ave que o Benfica venceu por 5-1. João Carvalho havia sido o eleito para calçar as botas do médio croata no encontro com o Belenenses que terminou com um empate a um golo.