Portugal
Onze factos rápidos sobre o Moreirense-Sporting
2018-08-13 15:40:00
O Sporting já está no ganho e Dost fez algo quase inédito

A verdade é que José Peseiro já ganhou dois pontos a Jorge Jesus relativamente à temporada passada, tudo porque o Sporting foi vencer a um estádio onde não foi além de um empate em 2017/18. Mas há mais coisas fora do normal, por exemplo, o facto de Bas Dost ter dado três toques na bola para marcar o golo. Na temporada passada, só um dos 34 golos do holandês mereceu mais do que um toque na redondinha.

- O Sporting venceu uma jornada que tinha empatado na temporada passada. Então, leões e Moreirense encontram-se, em Moreira de Cónegos, à passagem da sétima jornada, marcou Rafael Costa para a equipa da csa, enquanto que o golo sportinguista surgiu de um erro de Aberhoun que empurrou a bola para a sua baliza. Dito de outra forma, o Sporting de José Peseiro já ganhou dois pontos ao conjunto liderado por Jorge Jesus no último ano do amadorense ao serviço dos leões.

- Bas Dost voltou às lides de antigamente e marcou dois golos. O primeiro na conversão de um pontapé de penálti e o segundo com uma grande execução técnica depois de receber um passe de Bruno Fernandes. Ao contrário do que é habitual no goleador holandês, desta feita Dost deu dois toques para ajeitar a redondinha e o terceiro para a fazer viajar por cima de Jhonatan e anichar-se no fundo das redes adversárias. Se olharmos para os 34 golos que o ponta-de-lança leonino marcou na temporada passada apenas encontramos um golo em que Dost deu mais que um toque na bola. Foi na deslocação ao Restelo quando fez o primeiro golo do Sporting ao segundo toque após passe de Bruno Fernandes.

- Assim sendo, Bas Dost fez o que não havia conseguido a temporada passada. Marcou na primeira jornada. No primeiro jogo de 2017/18, o Sporting foi ao terreno do Aves vencer por 2-0 com dois golos de Gelson Martins. O holandês teve de esperar até à segunda jornada para, aos 86 minutos, fazer o único golo com que o Sporting bateu o Vitória de Setúbal, em Alvalade.

- José Peseiro repetiu o resultado que havia conseguido quando visitou Moreira de Cónegos aquando da primeira passagem pelo banco do Sporting. Em 2004/05 os leões foram ao terreno do Moreirense vencer, também, por 3-1, com golos de Douala, Sá pinto e Liedson. Fernando marcou para os moreirenses.

- Jovane estreou-se com a camisola do Sporting em partidas a contar para a liga. O extremo que entrou aos 69 minutos para o lugar de Acuña havia sido utilizado onze minutos por Jorge Jesus na partida frente ao ARC Oleiros na Taça de Portugal da temporada passada. De realçar a importância de Jovane no resultado, uma vez que foi sobre ele a falta que permitiu a Dost marcar o 2-1 na conversão de um pontapé de penálti.

- Curiosa foi a reação de Sousa Cintra, presidente da SAD do Sporting, após a partida. O empresário afirmou que o plantel leonino precisa de mais dois avançados e de reforçar a zona de meio-campo. Resta aguardar para perceber o que fará Cintra para colmatar as lacunas que o próprio identificou.

- Heriberto estreou-se na Primeira Liga, logo com um golo diante do Sporting, que na altura colocava o Moreirense na frente do marcador. Os leões acabariam por dar a volta ao marcador, mas para a história do resgisto pessoal do avançado emprestado pelo Benfica fica o primeiro golo no principal escalão do futebol português.

- Nota para o regresso de Nenê ao futebol português dea anos após a sua passagem pelo Nacional. O avançado brasileiro de 35 anos entrou aos 81 minutos quando o Sporting ganhava por 2-1.Salin estreou-se com a camisola do Sporting em partida a contar para a Primeira Liga. O guarda-redes francês que chegou a Alvalade na temporada passada jogou apenas para as taças internas em 2017/18.

- O guardião de 34 anos aproveitou a lesão de Viviano, no aquecimento, para jogar a titular e fazer uma excelente exibição com um par de intervenções de grande nível.

- Nani vestiu, frente ao Moreirense, a camisola do Sporting, em jogos oficiais, três anos depois de a ter vestido pela última vez, na final da Taça de Portugal que os leões venceram ao SC Braga.

- De realçar a atitude pedagógica de Ivo Vieira durante a conferência de imprensa, após a derrota frente ao Sporting, defendendo o árbitro Tiago Martins e pedindo mais respeito para os homens do apito. Para o treinador do Moreirense, o penálti assinalado sobre Jovane foi bem marcado e pediu aos jornalistas para não alimentarem polémicas. De louvar.