Portugal
Onze factos rápidos sobre o GD Chaves-Sporting
2018-03-13 19:00:00
O Sporting não vencia no terreno do Chaves desde 1995 e enfrenta a pior sequência de jogos a sofrer golos em anos.

O Sporting venceu esta segunda feira o GD Chaves, jogo que encerrou a jornada 26 da liga portuguesa. Bas Dost foi o homem do jogo para a equipa de Jorge Jesus ao saltar do banco e apontar ambos os golos do triunfo sportinguista sobre a equipa de Luís Castro. Tudo isto num jogo em que Jorge Jesus promoveu várias alterações no onze inicial.

- O Sporting voltou a vencer em Chaves, algo que não sucedia desde 1995. Na altura, num jogo relativo à Taça de Portugal, o Sporting começou a perder devido a um golo de Paulo Alexandre aos 29 minutos, dando depois a volta com dois golos de Paulo Alves em minutos consecutivos (60 e 61), tendo Pedro Barbosa fechado a contagem ao minuto 85. Desde então, o Sporting havia jogado por seis vezes em Chaves e, no máximo, havia conseguido empatado quatro desses encontros.

- No que a jogos da Liga diz respeito, esta foi mesmo a primeira vitória do Sporting no terreno dos transmontanos desde janeiro de 1995! Altura em que o Sporting venceu, também, por 2-1, com golos de Vujacic e Juskowiak. Edinho marcou para os flavienses.

- O Sporting impôs ao Chaves a segunda derrota consecutiva no campeonato, algo que não sucedia para os transmontanos desde outubro de 2017 por altura da nona e décima jornadas da Liga Portuguesa face a derrotas frente ao… Sporting e SC Braga. Já o Sporting regressa às vitórias na Liga depois da derrota frente ao FC Porto e continua sem perder jogos consecutivos na Liga desde as jornadas 32 e 33 da temporada passada.

- Em Chaves, Bas Dost saltou do banco para fazer dois golos como suplente utilizado, algo que não acontecia para a equipa de Alvalade, para a Liga, desde a temporada 2011/12, altura em que Jeffrén saltou do banco para bisar na vitória por 5-0 frente ao Vitória SC em Alvalade a contar para 22ª jornada da competição.

- Com os dois golos saídos do banco frente ao GD Chaves, Bas Dost tornou-se no sexto jogador da temporada a bisar num jogo da liga esta temporada como suplente utilizado. Bas Dost juntou-se assim a uma lista composta por Marega, Paulinho, João Novais, Bruno Moreira e Soares.

- Desde 1994/95 que o GD Chaves não perdia os três jogos caseiros frente aos três principais candidatos ao título portugueses. A derrota por 2-1 frente ao Sporting sucedeu-se às derrotas por 4-0 frente ao FC Porto e ao 1-0 registado frente ao Benfica. Nas últimas cinco edições da Liga Portuguesa com o Chaves entre as equipas participantes, a equipa transmontana havia conseguido sempre pontuar, pelo menos uma vez, nos jogos caseiros contra Sporting, FC Porto e Benfica na mesma temporada.

- Com o golo sofrido em Chaves, o Sporting segue numa sequência de treze jogos consecutivos a sofrer golos fora de casa em jogos a contar para qualquer competição. Oito, se reduzirmos a análise a apenas jogos da Liga Portuguesa. A última vez que o Sporting não sofreu um golo fora de casa foi em outubro frente ao Rio Ave, jogo que o Sporting venceu por 1-0. É preciso recuar até 2012 para ver uma série similar quando entre agosto e dezembro o Sporting sofreu golos, fora de casa, em doze jogos consecutivos.

- Em Chaves o Sporting sofreu o quarto golo de grande penalidade esta temporada na liga portuguesa, algo que recolheu algumas críticas de Jorge Jesus que considerou ser muito fácil marcar grandes penalidades contra o Sporting. Além de Chaves, também frente ao SC Braga, Benfica e Vitória FC o Sporting sofreu golos de grande penalidade na liga esta temporada.

- Com os dois golos apontados ao GD Chaves, a equipa flaviense tornou-se na principal vítima da carreira de Bas Dost. O avançado holandês ascendeu aos dez golos contra os flavienses, registo que ultrapassa os nove golos que Bas Dost já apontou frente ao Excelsior. Só por uma vez Bas Dost ficou em branco frente ao Chaves desde que chegou a Portugal, tendo pelo menos bisado sempre que marcou à equipa flaviense.

- Frente ao GD Chaves, Jorge Jesus impôs várias alterações ao onze titular, apresentando de início frente aos flavienses três reforços de inverno: Misic, Rúben Ribeiro e Montero, com Lumor a entrar no decorrer da partida substituindo Bruno César. Frente à equipa transmontana Misic foi mesmo titular pela primeira vez desde que chegou ao Sporting.

- Frente ao Sporting, Nuno André Coelho passou a integrar um grupo especial: o dos jogadores centenários na Liga Portuguesa. Frente ao Sporting, o defesa central português alcançou os cem jogos na Liga Portuguesa. Foi ao serviço do SC Braga que mais jogos Nuno André Coelho registou na liga (42), tendo mesmo disputado nove encontros na competição ao serviço do Sporting. Pelo Chaves, em particular, Nuno André Coelho fez o 20º jogo na Liga Portuguesa.