Portugal
Onze factos rápidos sobre o FC Porto-Vitória de Guimarães
2018-08-26 21:00:00
Sérgio Conceição fez algo que nunca outro treinador do FC Porto fez na história do clube

Sérgio Conceição entra para a história do FC Porto. Nunca antes uma equipa dos dragões havia começado os primeiros quatros jogos oficiais de uma temporada como o mesmo onze. O Vitória de Guimarães, curiosamente, volta a vencer na casa de um grande sete anos depois da vitória em Alvalade, por 3-2, e depois de estar, também, a perder por 2-0.

- Sérgio Conceição repetiu o mesmo onze que havia utilizado nos três jogos anteriores: Aves (Supertaça), GD Chaves, Belenenses e Agora Vitória de Guimarães. É a primeira vez que tal acontece. Eis o onze que vai ficar na história do FC Porto: Casillas, Maxi Pereira, Diogo Leite, Felipe, Alex Telles, herrera, Sérgio Oliveira, Otávio, Brahimi, André Pereira e Aboubakar.

- Foi apenas a terceira vez na história que o FC Porto permitiu um reviravolta no marcador de 2-0, no intervalo, para 2-3. Aconteceu em 1941/42, em casam frente ao Belenenses e repetiu-se em 1970/71 na visita ao terreno da Académica.

- Com os três golos sofridos na derrota caseira frente ao Vitória, o FC Porto chega aos cinco, esta temporada, quando estão disputadas três jornadas. Na época passada, a equipa de Sérgio Conceição sofreu o quinto golo na Liga à passagem da 12.ª jornada.

- A última vez que o Vitória de Guimarães venceu na casa de um dos três grandes do futebol português foi em 2010/11. O vitória bateu o Sporting, em Alvalade, também por 3-2 e também depois de estar a perder por 2-0.

- Desde que Sérgio Conceição assumiu o comando técnico do FC Porto que os dragões não sofriam três golos numa só partida para o campeonato.

- A última vez que o FC Porto perdeu no Estádio do Dragão, para a Liga, remonta a abril de 2016. Nessa altura, os azuis e brancos perderam por 3-1 frente ao Sporting.

- O Vitória de Guimarães nunca havia vencido no Estádio do Dragão. O último triunfo vimaranense em casa do FC Porto aconteceu em 1996, ainda no Estádio das Antas, também por 3-2.Edinho, Ricardo Lopes e Zahovic marcaram para os minhotos.

- Tozé marcou o golo que repunha a igualdade no marcador (2-2). O médio que passou pelo FC Porto fez o seu 50.º golo como profissional de futebol, 27 deles foi com a camisola da equipa B dos dragões.

- Esta temporada, em três jornadas, já foram assinalados dois pontapés de penálti contra o FC Porto. Na temporada transata não foi assinalada nenhuma.

- André André converteu o pontapé de penálti e reduziu para 2-1. O médio marcou o seu segundo golo no campeonato, o primeiro havia sido frente ao Benfica, no Estádio da Luz, na primeira jornada.

- André Pereira marcou o segundo golo do FC Porto na derrota frente ao Vitória de Guimarães (3-2) e estreou-se a faturar com a camisola oficial da equipa principal dos dragões.