Portugal
Onze factos rápidos sobre o FC Porto-Rio Ave
2018-02-19 18:00:00
Alex Telles já leva mais assistências, nesta temporada, do que Gelson em toda a época passada.

O FC Porto venceu o Rio Ave, neste sábado, por 5-0, e confirmou uma tendência que costuma seguir neste século, após derrotas pesadas. Já o Rio Ave manteve-se fiel ao seu estilo e... aos resultados recentes. Nos dragões há um homem que já fez mais, em meia época, do que o que foi feito por outros, em toda a temporada passada.

- Mantém-se a tendência. Neste século, depois de sofrer derrotas pesadas – definimos derrotas com, pelo menos, quatro golos sofridos e três golos de diferença – o FC Porto consegue, geralmente, vencer o encontro seguinte. Foi assim frente a SC Braga (2013/14, após 4-1 com o Sevilha), Feirense (2011/12, após 4-0 com o Man. City), Académica (2009/10, após o 5-0 com o Arsenal), Sporting (2008/09, após 4-0 com o Arsenal), Benfica (2007/08, após 4-1 com o Liverpool) e, neste sábado, o Rio Ave, por 5-0.

- Alex Telles. Na Liga Portuguesa, o lateral do FC Porto é o jogador mais decisivo a assistir os colegas. Soma já 11 passes para golo. Neste sábado foram mais dois. Dado que diz bastante da excelência destes números: o rei das assistências em toda a temporada passada, Gelson Martins, fez “apenas” dez.

- Este jogo trouxe mais do mesmo no que diz respeito à filosofia das equipas. Defrontaram-se a segunda equipa da Liga com mais cruzamentos (FC Porto) e a equipa que menos cruza bolas para a área (Rio Ave). E não é que os portistas fizeram dois golos assim?

- Outra matriz interessante é a da posse de bola do Rio Ave. Os vilancondenses conseguiram terminar um jogo frente a um dos grandes com mais posse de bola (52 contra 48%). Algo elogiável, mas que… de pouco valeu.

- Os jogos entre FC Porto e Rio Ave costumam trazer muitos golos. Na última década, houve uma média de 3,35 golos por jogo nos 23 desafios entre estas equipas. Neste sábado, não mudou a tendência, com cinco golos marcados.

- Há mais de 14 anos que o Rio Ave não vencia o FC Porto e esta marca vai subir para 15, até ao próximo duelo entre as duas equipas, em 2018/19. Aliás, nos últimos 21 jogos somam-se 19 vitórias portistas e dois empates. A última vitória do Rio Ave frente ao FC Porto foi em 2004. Miguelito marcou para o Rio Ave, de Carlos Brito, no Estádio dos Arcos, frente ao FC Porto, de José Mourinho. Sabe quem lá estava nesse dia? Sérgio Conceição, que fez 90 minutos e viu um amarelo.

- Neste século, o FC Porto tinha utilizado cinco jogadores com, no máximo, 18 anos (Paulo Machado, Bruno Gama, Hélder Barbosa, Rúben Neves e Rui Pedro). Diogo Dalot, que entrou na segunda parte, foi o sexto.

- Casillas foi titular na Liga, algo que não acontecia há mais de quatro meses. O último jogo tinha sido no início de outubro, frente ao Sporting.

- Série negra para o Rio Ave, fora de casa. Nos últimos três jogos, foram três derrotas e 14 golos sofridos.

- Frente ao FC Porto, nesta temporada, o Rio Ave soma três jogos, três derrotas, dez golos sofridos e apenas um marcado.

- Segundo bis consecutivo de Soares, que leva cinco golos nos últimos quatro jogos.