Portugal
Onze factos rápidos sobre o FC Porto-CD Tondela
2018-09-29 20:30:00
Os dragões receberam e bateram os auriverdes por 1-0 na sexta jornada da Liga

- Confirmou-se o favoritismo histórico. O FC Porto havia vencido quatro dos anteriores seis embates contra o CD Tondela e aumentou agora a percentagem de triunfos sobre a formação do distrito de Viseu.

- Soares voltou de lesão, estreou-se na Liga em 2018/19 e marcou logo o golo da vitória. O avançado brasileiro somava apenas 15 minutos esta época, tendo entrado durante a segunda parte da Supertaça contra o Aves. Soares já não pisava o relvado para o campeonato desde 12 de maio, quando o FC Porto visitou o Vitória de Guimarães.

- Foi o 24º golo de Soares em 53 jogos com a camisola do FC Porto, tendo um registo de cerca de 0,45 tentos por jogo de dragão ao peito. Se falarmos apenas dos jogos de azul e branco na Liga, Soares marcou 21 vezes em 40 desafios, superando os 0,5 golos por jogo.

- Foi ainda a quarta vez que Soares marcou o golo da vitória do FC Porto. Já havia acontecido contra o Sporting (duas vezes) e contra o Boavista, e todos os jogos terminaram com apenas um golo de diferença, pelo que o ex-Nacional e Vitória de Guimarães

- Com este triunfo, o FC Porto subiu ao primeiro lugar da tabela classificativa da Liga com 15 pontos em seis encontros. Essa posição está, ainda assim, dependente do resultado do SC Braga, que defronta o Belenenses este domingo. Caso os minhotos vençam, o FC Porto passa para segundo lugar.

- Já o CD Tondela ocupa o 12º lugar do campeonato com cinco pontos, podendo terminar esta jornada numa classificação menos feliz devido aos jogos que ainda estão por realizar.

- Com apenas nove jogos realizados em 2018/19, o FC Porto já faturou 21 golos marcados por nove diferentes atletas. São eles Brahimi, Maxi, Corona, Aboubakar, Marius, Diogo Leite, Otávio, Alex Telles, André Pereira, Herrera, Marega, Hernâni, Sérgio Oliveira e Soares.

- O FC Porto vai a casa do Benfica na próxima jornada com mais pontos que os encarnados na tabela classificativa, sendo a primeira vez que tal acontece desde 2010/11. Depois desse ano, os dragões foram ao Estádio da Luz em igualdade pontual ou mesmo com menos pontos. Em 2015/16, por exemplo, o FC Porto foi ao recinto encarnado com menos seis pontos que o rival.

- A equipa de Sérgio Conceição soma três jogos consecutivos na Liga sem sofrer qualquer golo depois das vitórias sobre Moreirense (3-0), Vitória de Setúbal (0-2) e CD Tondela (1-0). Desde agosto de 2017, quando o FC Porto derrotou Estoril Praia, CD tondela, Moreirense, SC Braga e GD Chaves sem sofrer golos, que isso não acontecia.

- O CD Tondela costuma criar dificuldades ao ataque do FC Porto. Tanto que desde janeiro que os dragões não marcavam apenas um golo num jogo no Estádio do Dragão. E em janeiro esse adversário foi precisamente o CD Tondela de Pepa.

- Depois de ter sido utilizado nos quatro jogos anteriores do FC Porto - e de ter sido titular em três deles -, Danilo Pereira não esteve nem no banco de suplentes dos azuis e brancos. Sérgio Oliveira, Otávio e Herrera estiveram no meio-campo da equipa.