Portugal
Onze factos rápidos sobre o FC Porto-GD Chaves
2018-09-15 20:30:00
O GD Chaves fez história ao sair pela primeira vez do Estádio do Dragão com outro resultado que não seja uma derrota.

O FC Porto e o GD Chaves empataram, esta sexta-feira, a 1-1, no Estádio do Dragão, para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Os flavienses fizeram história com um registo que ainda nunca tinham conseguido alcançar no terreno dos azuis e brancos. Fique a par deste e outros factos rápidos sobre o jogo:

- Com o empate no Estádio do Dragão a 1-1, o GD Chaves fez história ao sair pela primeira vez do recinto do FC Porto sem uma derrota. Antes desta sexta-feira, os flavienses tinham jogado no reduto azul e branco por 17 vezes e em todas elas tinham sido derrotados. À 18.ª foi de vez para o clube transmontano.

- Hernâni estreou-se a marcar nesta época, ao segundo jogo que disputou. O extremo português estava há quase um ano sem fazer golos. O último remate certeiro tinha sido diante do Lusitano de Évora, em outubro do ano passado, para a Taça de Portugal

- Stephen Eustáquio também marcou o seu primeiro golo em 2018/19. O internacional Sub-21 português marcou o segundo golo com a camisola do GD Chaves, sendo que já tinha feito o gosto ao pé na temporada passada diante do Boavista.

- Em seis jogos disputados esta época, já 12 jogadores marcaram golos pelo FC Porto: foram eles Brahimi, Maxi, Corona, Diogo Leite, Aboubakar, Marius, Otávio, Alex Telles, André Pereira, Herrera, Marega e Hernâni.

- O FC Porto mantém a tendência de não vencer o jogo de estreia na Taça da Liga pela quarta temporada consecutiva. Na época passada, os dragões empataram sem golos diante do Leixões; em 2016/17 também obtiveram um nulo diante do Belenenses; em 2015/16 perderam frente ao Marítimo.

- Sérgio Conceição utilizou apenas quatro jogadores como titulares em todos os jogos oficiais do FC Porto nesta temporada: são eles Alex Telles, Felipe, Herrera e Otávio.

- Danilo voltou a jogar de início pelo FC Porto quase oito meses depois. O último encontro no qual o médio tinha sido titular pelos azuis e brancos foi diante do Sporting, em janeiro, nas meias finais da Taça da Liga de 2017/18. Desde que defrontou os leões dessa vez, o internacional português somava apenas 26 minutos em campo, oito deles frente ao Moreirense na última jornada do campeonato.

- Adrián López também voltou à titularidade no FC Porto, estatuto que não tinha há quase dois anos, quando foi opção inicial de Nuno Espírito Santo para defrontar o Leicester City, na fase de grupos da Liga dos Campeões, a 27 de setembro de 2016.

- Contra o Chaves, João Pedro fez a estreia na equipa principal do FC Porto. O lateral direito brasileiro já tinha alinhado em dois jogos pelo conjunto B dos azuis e brancos, mas já conta agora 90 minutos disputados pela equipa principal.

- O FC Porto somou o primeiro empate nesta temporada, depois de ter quatro triunfos (Aves, GD Chaves, Belenenses SAD e Moreirense) e uma derrota (Vitória de Guimarães). O GD Chaves, por seu turno, empatou pela segunda vez em 2018/19, depois de outro nulo na Taça da Liga, frente ao FC Arouca. Os flavienses venceram apenas um jogo (Portimonense) e perderam três (SC Braga, Marítimo e FC Porto).

- FC Porto e GD Chaves somam agora um ponto com um jogo disputado na Taça da Liga. As equipas que se defrontaram na sexta-feira integram o grupo C da competição, juntamente com Varzim e Belenenses SAD, que medem forças no domingo.