Portugal
Onze factos rápidos sobre o FC Porto - Besiktas
2017-09-14 19:30:00
O Besiktas venceu no estádio do Dragão na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões

Insatisfeito com a exibição da equipa e com a desvantagem que tinha no marcador ao intervalo do jogo com o Besiktas, Sérgio Conceição mexeu logo na equipa. Este foi, assim, o quarto jogo consecutivo em que o treinador do FC Porto fez substituições ao intervalo, depois de já o ter feito nas partidas frente a GD Chaves, SC Braga e Moreirense. No entanto, ao trocar Óliver e Corona por André André e Otávio, esta foi a primeira vez em que Conceição fez logo duas alterações ao intervalo, desde que está no FC Porto. A última vez que o técnico o havia feito tinha sido a 18 de fevereiro, ainda no FC Nantes, quando chegou ao intervalo do jogo com o Metz empatado a zero. A partida terminou em 1-1.

- O jogo frente ao Besiktas foi o terceiro consecutivo em que Jesús Corona foi substituído ao intervalo. Antes de ter dado o seu lugar a Otávio esta quarta-feira, o mexicano já tinha sido substituído por Soares frente ao GD Chaves, e por Otávio frente ao SC Braga, sempre no intervalo das partidas.

- Com as mudanças ao intervalo, o FC Porto reforçou o meio campo e isso refletiu-se na posse de bola. Depois de ter controlado a bola durante 48% do tempo na primeira parte, a equipa portista teve-a em seu poder durante 55% do tempo da segunda parte. Outro dado relevante é o facto de o Besiktas ter feito apenas duas faltas na primeira parte e oito na segunda. O FC Porto fez sete e, depois, oito.

- A última vez que o FC Porto entrou a perder na Liga dos Campeões foi na temporada 2009/10. Ainda assim, essa derrota no terreno do Chelsea, por 1-0, não impediu a equipa portuguesa de se apurar para a fase seguinte. 

- A última derrota do FC Porto no Estádio do Dragão tinha sido a 22 de fevereiro, no último jogo da Liga dos Campeões que tinha disputado, frente à Juventus. Então, na primeira mão dos oitavos de final, os italianos venceram no Porto por 2-0.

- Há doze anos que o FC Porto não sofria três golos em casa numa partida da Liga dos Campeões. A equipa que conseguiu tal proeza, a 28 de setembro de 2005, foi o improvável Artmedia, que venceu os dragões por 3-2. A nível nacional, a última equipa a conseguir fazer três golos no Dragão foi o Sporting, a 30 de abril de 2016, quando venceu por 3-1.

- O golo de Talisca, aos 13 minutos de jogo, foi o primeiro sofrido pelo FC Porto esta temporada. Iker Casillas esteve 553 minutos sem sofrer qualquer golo neste início de temporada, o que constitui o melhor arranque de época da sua carreira.

- Casillas tornou-se o jogador com mais jogos em competições da UEFA, chegando aos 174 jogos e superando Xavi. O guarda-redes espanhol participou em 169 jogos da Liga dos Campeões, dois da Liga Europa e três da Supertaça europeia.

- No final da partida, Soares disse que se sentiu “um pouco cansado”. Tal poderá dever-se ao facto de este ter sido o primeiro jogo da época em que fez os 90 minutos. Até agora, tinha jogado apenas 32 minutos antes de sair lesionado, frente ao Estoril-Praia, e 45 minutos na jornada passada, frente ao GD Chaves, em que entrou ao intervalo.

- Depois de ter defrontado o FC Porto por quatro vezes ao serviço do Benfica, esta foi a primeira vez que Talisca conseguiu fazer um golo aos “dragões”.

- O Besiktas voltou a vencer em Portugal depois de, na temporada 2011/12, ter vencido no terreno do SC Braga, por 2-0, garantindo o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa