Portugal
Onze factos rápidos sobre o Benfica-FC Porto
2018-10-08 17:30:00
Foi o fim da seca de Rui Vitória em jogos com o FC Porto

O Benfica e Rui Vitória "mataram o borrego" e venceram o FC Porto por 1-0 em mais uma partida em que os encarnados terminaram com menos um jogador. Já o FC Porto regista a pior classificação, ao fim de sete jornadas, desde 2014/15, era o treinador Julen Lopetegui.

- Ao fim de 20 encontros com o FC Porto, Rui Vitória alcançou o primeiro triunfo. Antes da partida deste domingo, o treinador ribatejano havia perdido 12 e empatado sete.

- O Benfica não vencia o FC Porto há sete jogos (quatro empates e três derrotas). A última vez que os encarnados tinham batido o pé aos dragões aconteceu em dezembro de 2014, quando os dois golos de Lima, no Dragão, valeram o triunfo para os lisboetas.

- É já o terceiro jogo consecutivo que o Benfica termina com menos um jogador. Lema viu o duplo cartão amarelo e foi tomar banho mais cedo. Em Atenas foi Rúben Dias a ser expulso por acumulação de amarelos e em Chaves havia sido Conti a ver o vermelho direto.

- Os 15 pontos do FC Porto ao fim de sete jornadas é a pior classificação dos dragões desde 2014/15. Na altura, Julen Lopetegui liderava uma equipa que contava com quatro vitórias e três empates.

- Este é o segundo melhor registo pontual do Benfica sob os comandos de Rui Vitória. Melhor apenas na temporada 2016/17, quando as águias somavam 19 pontos ao fim de sete jornadas.

- O 1-0 para o Benfica confirmou a tendência de os clássicos serem encontros muito equilibrados. Os últimos oito encontros terminaram em empate (quatro) ou com vantagens mínimas (três a favor do FC Porto e uma vitória do Benfica).

- Seferovic marcou o único golo da vitória do Benfica frente ao FC Porto. É a segunda vez, desde que chegou à Luz, que o avançado suíço resolveu a favor dos encarnados. Seferovic tinha sido decisivo na vitória do Benfica na deslocação a Chaves na temporada transata.

- Maxi Pereira realizou o 25.º clássico. 20 com a camisola do Benfica e cinco com as cores do FC Porto. O uruguaio fica apenas atrás de Francisco Ferreira como jogador, a atuar nos dois clubes, com mais clássicos.

- Ljubomir Fejsa realizou o 100.º jogo com a camisola do Benfica em partidas a contar para o campeonato. O sérvio estreou-se em março de 2014, venceu quatro ligas e marcou apenas um golo.

- Felipe chegou também aos 100 jogos com a camisola do FC Porto, mas em todas as competições.

- Casillas perdeu pela primeira vez no Estádio da Luz ao fim de quatro partidas. O guarda-redes espanhol havia vencido por duas vezes e empatado outra.