Portugal
Onze factos rápidos sobre o Benfica-FC Porto
2018-04-16 18:00:00
O FC Porto voltou a vencer na Luz, resultado que devolve a liderança da Liga Portuguesa aos Dragões.

O FC Porto venceu este domingo o Benfica em jogo a contar para a 30ª jornada da Liga Portuguesa. Herrera apontou o golo da vitória da equipa azul e branca em cima do minuto 90 do encontro e garantiu três pontos ao FC Porto que permitiram à equipa de Sérgio Conceição regressar à liderança da Liga Portuguesa numa altura em que faltam quatro jogos para o final da temporada.

- Na Luz, o FC Porto colocou um ponto final no momento delicado que ia vivendo no que à forma forasteira diz respeito. A equipa de Sérgio Conceição perdera as duas jornadas forasteiras anteriores (Paços de Ferreira e Belenenses) à visita à Luz, não tendo conseguido fazer golos em qualquer uma delas. Era preciso recuar a março de 2014 para ver algo semelhante, quando a equipa do FC Porto perdeu, então, de forma consecutiva, em Alvalade e no terreno do Nacional Madeira.

- O FC Porto visitou o terreno do Benfica numa altura em que Aboubakar atravessa um período de 'seca’. Aboubakar vai agora em oito jogos consecutivos sem marcar qualquer golo e, nos últimos treze encontros, o avançado só faturou uma vez (na vitória por 3-1 contra o SC Braga). Antes, a maior série de Aboubakar sem marcar em 2017/18 havia sido de apenas três jogos (Besiktas, Aves e Benfica). Agora, vai em oito e apenas tem três golos no ano civil de 2018. Frente ao Benfica jogou oito minutos substituindo Soares ao minuto 82.

- Com a vitória na Luz, o FC Porto está neste momento numa série de sete jogos consecutivos sem qualquer derrota perante o Benfica em qualquer que seja a competição. Só entre 2001 e 2004 o FC Porto esteve invencível perante o Benfica em tantos jogos consecutivos. A última vitória do Benfica sobre o FC Porto remonta já a dezembro de 2014 quando a então equipa de Jorge Jesus foi ao Dragão vencer por 2-0 com um bis de Lima em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga 2014/15.

- O Benfica recebeu o FC Porto numa fase de algum fulgor no que aos jogos caseiros diz respeito, fase que a equipa de Sérgio Conceição interrompeu. A equipa de Rui Vitória tinha vencido os últimos seis jogos que disputou em casa e só num deles tinha sofrido golos. O Benfica seguia mesmo numa série de quatro jogos consecutivos sem qualquer golo sofrido em casa para a Liga e a última derrota caseira do Benfica remontava a dezembro quando o FC Basileia foi à Luz vencer por 2-0.

- O FC Porto que tinha sido a última equipa a vencer na Luz no que a jogos da Liga Portuguesa diz respeito - esta época, para a Liga, o Benfica ainda só tinha cedido um empate. Um triunfo que remontava já a fevereiro de 2016 quando a então equipa de José Peseiro foi ao terreno do Benfica de Rui Vitória vencer por 2-1 com golos de Herrera e Aboubakar, já depois de Mitroglou ter colocado o Benfica na frente aos 18 minutos de jogo, encontro relativo à 22ª jornada da temporada 2015/16. O FC Porto interrompeu, assim, uma série de 47 jogos caseiros imbatível por parte do Benfica em encontros a contar para competições domésticas.

- Quem continua sem saber o que é perder frente ao Benfica é Iker Casillas. Nos cinco jogos que o espanhol já realizou ao serviço do FC Porto, nunca Casillas perdeu contra o Benfica. Com a vitória do FC Porto na Luz, Casillas festejou a terceira vitória contra a equipa encarnada.

- Na Luz, Sérgio Conceição venceu o rival benfiquista pela segunda vez em toda a carreira. A primeira vez tinha ocorrido quando o seu SC Braga bateu o Vitória SC de Rui Vitória por 2-1 em jogo a contar para 4ª Eliminatória da Taça de Portugal 2014/15. Para a Liga Portuguesa, Sérgio Conceição venceu Rui Vitória pela primeira vez, à décima vez em que ambos se enfrentaram. Rui Vitória venceu cinco dessas ocasiões e as suas equipas cederam quatro empates nas restantes. Foi a primeira vez que uma equipa de Sérgio Conceição marcou na Luz.

- O Benfica-FC Porto deste domingo esteve em concordância com o registo goleador recente nos embates entre os dois rivais. O clássico, seja na Luz ou no Dragão, não tem sido um embate especialmente prolífico em golos nos tempos mais recentes. Em sete dos últimos oito confrontos entre Benfica e FC Porto o jogo terminou com dois ou menos golos marcados no total.

- Frente ao FC Porto, o Benfica voltou a ficar em branco na Liga Portuguesa num jogo caseiro, algo que não sucedia desde 2015 quando o Sporting foi à Luz vencer por 3-0 com golos de Teofilo Gutiérrez, Slimani e Bryan Ruiz. O FC Porto interrompeu, assim, uma série de 60 jogos caseiros consecutivos do Benfica sempre a marcar em jogos a contar para uma competição nacional.

- Frente ao Benfica, este domingo, Herrera marcou somente o quarto golo vitorioso da história dos confrontos entre Benfica e FC Porto apontado ao minuto 90 ou já em tempo de compensação. Antes do remate vitorioso do mexicano, só Humberto Coelho (1972), Bruno Moraes (2006) e Kelvin (2013) tinham apontado golos aos 90’, ou para lá dos 90’, que terminaram sendo golos da vitória para as suas equipas em todo o histórico de confrontos entre Benfica e FC Porto. Nunca tinha acontecido na casa do rival.

- Com a derrota na Luz, por 1-0, continua a série de jogos sem vencer de Rui Vitória perante o FC Porto. Na verdade, o atual treinador do Benfica, mesmo até já tendo eliminado o FC Porto da Taça de Portugal quando liderava o CD Fátima, nunca venceu o FC Porto. Rui Vitória conta já 19 jogos frente ao FC Porto como treinador (seis ao serviço do Benfica), registando 12 derrotas e, no máximo, arrancou sete empates à equipa azul e branca.