Portugal
Onze factos rápidos sobre o Aves-Sporting
2018-05-21 17:20:00
Guedes entra para uma lista de ilustres e Battaglia faz o que mais nenhum jogador fez na história do Sporting

Guedes juntou-se a uma lista de ilustres com os dois golos que valeram, ao Aves, a conquista da primeira Taça de Portugal. A equipa de Vila das Aves está em pé de igualdade com o Estrela da Amadora: as finais não são para jogar, são para ganhar. Já no Sporting, Rodrigo Battaglia fez o que nenhum outro jogador havia feito na história do clube de Alvalade.

- Alexandre Guedes foi o sétimo jogador a marcar dois golos frente ao Sporting numa final da Taça de Portugal. Antes dele já o haviam conseguido Rogério Pipi, Arsénio, Eusébio, Diamantino, João Vieira Pinto, todos do Benfica e Joaquim Soares do Vitória de Setúbal.

- Foi a 28.º final da Taça de Portugal para o Sporting. Pela 12.ª vez os leões perderam no jogo decisivo.

- Jorge Jesus participou na sua quarta final da Taça de Portugal. O treinador de 63 anos apenas venceu uma, era na época treinador do Benfica. De resto perdeu uma quando treinava o Belenenses, uma com o Benfica e a última, com as cores do Sporting.

- José Mota fez questão, na conferência de imprensa, após a partida, de lembrar que já havia vencido o Sporting em sete ocasiões, antes da final da Taça de Portugal. Fê-lo por quatro vezes ao serviço do FC Paços de Ferreira, duas como treinador do Vitória de Setúbal e uma com as cores do Leixões.

- Em termos de títulos, José Mota soma a conquista da Taça de Portugal aos dois títulos de campeão da Segunda Liga: em 1999/00 e 2004/05, ambos ao serviço do FC Paços de Ferreira.

- Ao vencer o Sporting na final da Taça de Portugal, o Aves igualou o feito do Estrela da Amadora. Ambos os clubes conquistaram a Taça à primeira tentativa, e, até ver, única.

- A conquista da Taça de Portugal abre a porta a outro troféu para o clube da Vila das Aves. A 4 de agosto, o Aves vai disputar com o FC Porto a Supertaça Cândido de Oliveira.

- Aos 42 anos, Quim adicionou mais um título à longa carreira que leva, sempre em clubes portugueses. O internacional português já havia conquistado um Campeonato da Europa de sub-19, duas ligas portuguesas, ao serviço do Benfica e três taças da liga (duas no Benfica e uma com o SC Braga).

- Foram precisos 34 jogos para o Aves bater o pé a um dos três grandes do futebol português. Nunca antes desta final, os avenses haviam ganho frente a Sporting, Benfica e FC Porto.

- Fredy Montero voltou a marcar numa final da Taça de Portugal depois de o ter feito em 2014/15. Na altura o tento do empate (2-2) frente ao SC Braga. Dessa feita, os leões acabariam por vencer a Taça na decisão por pontapés de penálti.

- Rodrigo Battaglia é o jogador com mais jogos numa temporada na história do Sporting. Com a participação na final da Taça de Portugal, Battaglia cumpriu 57 jogos. Ultrapassou os 56 de João Moutinho, em 2007/08 e os mesmos 56 de Rui Patrício e Bruno Fernandes na presente época.