Portugal
Onze factos rápidos sobre o Botev Plovdiv, 0 - Marítimo, 0
2017-07-28 18:30:00
Das duas vezes que empatou no primeiro jogo europeu da época (93/94 e 12/13), o Marítimo logrou seguir em frente

O empate do Marítimo a zero com o Botev Plovdiv, na Bulgária, pode ser encarado como traiçoeiro numa prova a eliminar, mas da última vez que a equipa madeirense empatou primeiro fora num jogo europeu conseguiu a qualificação. Em 2012/13, na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, o Marítimo empatou a uma bola em casa do Asteras Tripolis, da Grécia, e depois bastou-lhe um nulo na Madeira para seguir em frente. Antes, na antiga Taça UEFA, em 1994/95, o Marítimo alcançou resultado idêntico ao desta quinta-feira, empatando a zero na Suíça, diante o Aarau, conseguindo depois a passagem à fase seguinte com um triunfo no Caldeirão dos Barreiros, por 1-0, golo de Paulo Alves.

- Das últimas duas participações do Marítimo na Liga Europa (2010/11 e 2012/13), a equipa madeirense conseguiu passar sempre da 3ª pré-eliminatória. Em 10/11, chegou ao playoff sendo eliminado pelo Bate Borisov e em 12/13 alcançou mesmo a fase de grupos.

- O Marítimo apresentou-se diante o Botev Plovdiv, naquele que foi o seu primeiro jogo oficial da nova temporada, com quatro reforços no onze, três deles ex-SC Braga: o médio interior João Gamboa, o extremo Piqueti e o avançado Rodrigo Pinho. O outro reforço ‘lançado às feras’ por Daniel Ramos foi o lateral direito brasileiro Bebeto (ex-Moto Club).

- Dos 14 jogadores utilizados por Daniel Ramos na partida com o Botev Plovdiv, apenas quatro jogadores tinham pisado anteriormente os palcos europeus. Zainadine (2 jogos pelo Nacional em 2014/15), Luís Martins (1 jogo pelo Benfica em 11/12), Edgar Costa (6 jogos em 11/12 pelo Nacional) e Ricardo Valente (2 jogos pelo V. Guimarães) foram os ‘repetentes’.

- O jogo com o Botev Plovdiv marcou também a estreia do treinador Daniel Ramos nas competições europeias. Aos 46 anos, o técnico português que chegou a época passada à I Liga deu agora mais um passo na sua carreira, e com um resultado que deixa em aberto as hipóteses do Marítimo seguir em frente.

- Este foi o 33º jogo europeu do Marítimo, correspondente à nona participação dos madeirenses nas provas europeias, sempre na Taça UEFA e Liga Europa. Com o nulo em Burgas, o Marítimo soma no total 13 vitórias, sete empates e 12 derrotas, 35 golos marcados e 34 sofridos.

- O Botev Plovdiv tem mais experiência europeia do que o Marítimo e frente aos madeirenses fez o jogo 40 repartidos pela Liga Europa, e antigas Taça UEFA, Taça das Taças e Taça dos Campeões.

- O Botev Plovdiv fez o quinto jogo na fase que antecede a entrada na fase de grupos da Liga Europa. Com o empate diante o Marítimo, a equipa búlgara somou o segundo empate a que acresce três vitórias e um saldo de golos de 9-2. No campeonato búlgaro, o adversário dos verde-rubros realizou atéao momento dois jogos, somando uma vitória e um empate, 3-3 em golos. O Marítimo fez esta quinta-feira o primeiro jogo oficial.

- O Marítimo já não competia oficialmente desde a última jornada da Liga 2016/17, em que empatou com o Paços de Ferreira por 0-0. Aliás, a equipa madeirense soma o quarto empate consecutivo em jogos oficiais, não vencendo desde 22/04 (Marítimo, 3-Belenenses,0), tendo ainda perdido com o Feirense (1-2).

- Em termos estatísticos, apesar do nulo, o Marítimo foi superior ao Botev Plovdiv no total de remates (8-6) embora as duas equipas tenham tido o mesmo número de remates à baliza.

- A segunda mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa entre Marítimo e Botev Plovdiv realiza-se a 3 de agosto próximo, no Estádio do CS Marítimo.