Portugal
Onze factos rápidos sobre o Sporting-CD Tondela
2017-09-17 20:30:00
Ao conquistar o pleno nas primeiras seis jornadas, Jesus está a uma vitória de bater a série de Bobby Robson de 1993/94

O sexto triunfo do Sporting no campeonato obtido frente ao CD Tondela deixa Jorge Jesus a um triunfo de bater a série de Bobby Robson, naquela que é a primeira vez na carreira que o treinador leonino faz o pleno à 6ª jornada, no dia em que somou a 70ª vitória em 130 jogos pelo Sporting. Há 24 anos que a equipa de Alvalade não conquistava o pleno de vitórias nas seis primeiras jornadas da Liga. Na época 1993/94, o Sporting de Robson viu, à 7ª jornada, ser interrompida a série de seis jogos sempre a ganhar. Sucedeu numa deslocação a Barcelos para defrontar o Gil Vicente, em que empatou a zero. A primeira derrota viria a acontecer à 9ª jornada, no Bessa, diante o Boavista, por 2-1. O Sporting joga com o Moreirense, em Moreira de Cónegos, na próxima jornada

- Há 17 anos que o Sporting não tinha uma vantagem de cinco pontos para o Benfica à 6ª jornada. Na época 2000/01, o Sporting estava em terceiro lugar com 13 pontos e o Benfica em nono com apenas oito, correspondentes a duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Nessa temporada, o Boavista foi campeão, o Sporting terminou em terceiro e o Benfica ficou em sexto lugar.

- Seis jogos consecutivos do Sporting a vencer na Liga 2017/18 está, no entanto, ainda longe da melhor série dos leões na era Jorge Jesus. O Sporting já esteve 13 jogos sempre a ganhar entre a derrota em casa com o Benfica por 1-0 no final da época 2015/16 e a derrota em Vila do Conde com o Rio Ave por 3-1 no início da temporada 2016/17.

- À terceira tentativa, o Sporting venceu pela primeira vez o Tondela em casa. A 22 de outubro de 2016 empatou 1-1 para a Liga e na época anterior, a 15 de janeiro de 2016, os leões voltaram a dividir pontos com a equipa beirã (2-2). Mathieu e Bruno Fernandes ajudaram a “matar o borrego”.

- O Sporting voltou a ficar com a baliza a zeros frente ao CD Tondela, interrompendo uma série negativa de quatro jogos consecutivos a sofrer golos: Steaua (1), Estoril (1), Feirense (2) e Olympiacos (2). Foi a quinta vez esta época, em nove jogos, que Rui Patrício terminou uma partida com a baliza inviolável.

- Golos de fora da área é a imagem de marca que Bruno Fernandes está a construir em Alvalade. Com o CD Tondela fez o quarto esta temporada. Os guarda-redes Cláudio Ramos (CD Tondela), Moreira (Estoril) e Miguel Silva (Vitória SC), este por duas vezes, foram as vítimas. O golo frente ao Estoril-Praia foi de livre direto.

- Bruno Fernandes marcou ao CD Tondela pela quarta vez consecutiva nos últimos cinco jogos e já é o melhor marcador dos leões na corrente temporada, com seis golos em nove jogos entre Liga e Champions, e que fazem deste registo já o melhor da sua carreira. Bas Dost marcou por cinco vezes, Gelson outras tantas e Dumbia por duas numa lista que engloba mais cinco jogadores com um só tento. Na Liga, Bruno Fernandes é o segundo melhor marcador, atrás do benfiquista Jonas com sete golos

- Mathieu estreou-se a marcar com a camisola do Sporting na cobrança de um livre direto. O defesa central dos leões não fazia um golo assim desde janeiro de 2015 numa partida do Barcelona com o Elche para a Taça do Rei. O Sporting é, aliás, a equipa da Liga com mais golos de livre direto. Os leões já marcaram por três vezes deste modo no corrente campeonato.

- Bas Dost cumpriu frente ao CD Tondela o 50º jogo com a camisola do Sporting acabando por ficar em branco. Esta época leva quatro golos na Liga (Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, 2, e Feirense) mas ainda não marcou ao CD Tondela em casa. Aliás, os únicos golos que o avançado holandês tem frente à equipa beirã, em cinco jogos, é o poker conseguido fora a 11 de março deste ano na goleada dos leões por 4-1.

- Gelson não era suplente utilizado por Jorge Jesus desde abril de 2016 quando jogou os últimos minutos do Sporting,3-FC Porto,1.

- O CD Tondela perdeu pela primeira vez fora neste campeonato. A equipa de Pepa tinha vencido o Moreirense por 3-0 na 4ª jornada e empatado com o Feirense por 1-1.