Portugal
Onze factos rápidos do Rio Ave-Benfica
2017-12-14 21:00:00
Rio Ave venceu no prolongamento e está nos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Derrota no prolongamento, eliminação da Taça de Portugal, mais alguns recordes negativos (a somar aos da Champions) e uma metade de temporada que há algum tempo não corria tão mal. É este o contexto atual do Benfica, depois da derrota frente a um Rio Ave que quebrou algumas estatísticas negativas e continua com Guedes em boa forma.

- Há três anos que o benfica não era eliminado da Europa e da Taça de Portugal ainda antes do final do ano. A última vez tinha sido em 2014/15, com Jorge Jesus.

- O Benfica perdeu oito dos 25 jogos que disputou nesta temporada. Esta percentagem (em, pelo menos, 25 jogos) é a mais alta dos últimos anos e é preciso recuar até 2011 para encontrar um registo tão negativo. Na altura, com Jorge Jesus, foram nove derrotas em 28 partidas.

- Este jogo, decidido no prolongamento, foi a 10.ª vez que os encarnados caíram nos 30 minutos extra. A primeira foi na Taça Cidade de Lisboa, frente ao Belenenses, em 1927, e a última foi em 2015, frente ao Sporting, para a Taça de Portugal.

- Esta vitória do Rio Ave foi a primeira frente ao Benfica em jogos de Taça de Portugal. Depois de cinco derrotas em cinco jogos, veio a redenção, nesta quarta-feira.

- Em dois confrontos com o Benfica, nesta temporada, o Rio Ave leva um empate e uma vitória (com empate no tempo regulamentar). Para a Liga, tinha havido empate a um golo. Lisandro fez autogolo e Jonas marcou de penálti. 

- E por falar em Jonas e em penálti, o jogo de ontem marcou a primeira vez que o avançado brasileiro falhou um penálti pelo Benfica.

- Seguimos nos destaques individuais, desta vez com Lionn. Quase três anos depois, o lateral brasileiro marcou um golo. O último tinha sido a 6/1/2015, frente ao Gil Vicente... também para a Taça.

- Luisão, capitão do Benfica, tornou-se o segundo jogador com mais jogos na história do clube. Com 536 jogos, deixou Veloso para trás e persegue Nené, que tem mais 42 jogos.

- O central brasileiro chegou ainda a outra marca importante, que foi igualar Chalana e Jorge Tavares na lista de melhores marcadores do clube. O golo de ontem, que levou o jogo para prolongamento, foi o 47.º pelo Benfica.

- Jonas e Guedes foram Jonas e Guedes. Os melhores marcadores de cada uma das equipas voltaram a “molhar a sopa”. O avançado do Rio Ave marcou o sexto golo nesta temporada e Jonas fez o 18.º.

- Ao contrário do que é habitual entre Rio Ave e Benfica, este jogo trouxe bastantes golos. Nos últimos dez anos, apenas sete dos 24 jogos tiveram mais de três golos. Nesta quarta-feira, houve cinco.