Portugal
Onze factos rápidos do Boavista-FC Porto
2017-10-29 20:30:00
A sociedade Marega & Aboubakar, com oito tentos cada, é responsável por quase 60 por cento dos golos da equipa portista

Este FC Porto de Sérgio Conceição, que repetiu pela primeira vez um onze neste campeonato, está intratável e a desafiar a história. Nove vitórias e um empate nas primeiras dez jornadas é o segundo melhor registo à 10ª jornada no historial do clube portista. Melhor só o húngaro Mihaly Siska, em 1939/40 que somou dez vitórias no mesmo número de jogos. Aliás, viria a conseguir 13 triunfos consecutivos em 18 jornadas. Com o triunfo frente ao Boavista, Sérgio Conceição igualou ainda as marcas de Bobby Robson (1995/96), José Mourinho (2003/04) e André Villas-Boas (2010/11) que também conseguiram nove vitórias e um empate nas dez primeiras rondas. Mas este FC Porto marca mais do que aquelas equipas, à 10ª jornada.

- O FC Porto venceu pela primeira vez fora de casa na atual Liga por mais de um golo de diferença. A equipa portista não marcava três golos e goleava fora desde 10 de março quando derrotou o Arouca por 4-0, golos de Soares (2), Danilo e Diogo Jota.

- A sociedade Marega & Aboubakar, com oito tentos marcados no campeonato, é responsável por 57,14 por cento dos golos do FC Porto esta época na prova principal do futebol português, num total de 28 golos apontados pela equipa de Sérgio Conceição. Aboubakar que igualou Bas Dost na lista de melhores marcadores da Liga e fez o seu terceiro tento ao Boavista, depois de ter feito dois em 2016.

- Brahimi não marcava pelo FC Porto fora de casa há 10 meses, aquando da deslocação a Santa Maria da Feira. O argelino marcou o segundo golo dos portistas de um triunfo folgado por 4-0.

- O extremo argelino gosta de marcar ao Boavista. Brahimi já fez quatro golos aos axadrezados, em quatro épocas de dragão ao peito. No total, Brahimi defrontou o Boavista por oito vezes, vencendo sete partidas e empatando uma, esta logo no primeiro dérbi. Para além de ter marcado um golo ao Boavista, Brahimi fez o passe decisivo para o primeiro golo do FC Porto, da autoria de Aboubakar. O argelino é o rei das assistências na equipa portista, com cinco passes para golo. Foi a quarta assistência na Liga e melhor do que ele só Ricardo Esgaio com cinco passes decisivos.

- José Sá fez frente ao Boavista o quinto jogo consecutivo a titular, naquele que foi o seu 19º jogo no campeonato. Foi a terceira vez que terminou o jogo sem ir ao fundo das redes buscar a bola. As outras duas tinha acontecido no Marítimo, diante o Rio Ave e o adversário desse sábado, o Boavista.

- Danilo Pereira completou uma série de cinco amarelos na Liga e vai por isso falhar o jogo com o Belenenses no Estádio do Dragão, a 4 de novembro. O médio do FC Porto viu o cartão perto do fim do jogo com o Boavista, demorando a saída do relvado no momento da substituição.

- Mateus, avançado do Boavista, cumpriu o jogo 200 no campeonato no dérbi com o FC Porto. O jogador angolano, de 33 anos, começou a partida do Bessa no banco e entrou para o lugar de Kuca, aos 65 minutos. Mateus estreou-se na I Liga ao serviço do Gil Vicente a 5 de fevereiro de 2006 na receção ao Vitória de Setúbal. Os gilistas venceram por 5-0 e o agora avançado do Boavista marcou um golo.

- Desde que o Boavista voltou à Liga, em 2014/15, perdeu nas quatro receções ao FC Porto. Sofreu 11 golos e não marcou nenhum. O FC Porto fez o jogo 55 no Bessa e chegou aos 101 golos em casa do rival.

- A derrota do Boavista frente ao FC Porto foi a primeira de Jorge Simão no campeonato desde que está ao comando da equipa do Bessa, depois de três triunfos e um empate. Jorge Simão já tinha conhecido o sabor amargo da derrota mas para a Taça de Portugal onde foi eliminado pelo Vilaverdense. Nessa série vitoriosa na Liga, o Boavista só tinha sofrido dois golos.

- Foi o primeiro triunfo do FC Porto por mais que um golo fora de casa neste campeonato, a 30ª vitória no Bessa, o dobro das que os axadrezados têm sobre o rival. Desde que o Boavista voltou à Liga, perdeu nas quatro receções ao FC Porto. Sofreu 11 golos e não marcou nenhum golo O FC Porto fez o jogo 55 no Bessa e chegou aos 101 golos em casa do rival.