Portugal
Onze factos rápidos do Benfica-CSKA Moscovo
2017-09-13 19:45:00
A derrota contra o CSKA colocou um fim a uma senda de jogos oficiais sem derrotas da parte do Benfica

O desaire frente ao CSKA, na terça-feira, consistiu na primeira derrota do Benfica esta época. Aliás, os encarnados viram chegar ao fim uma série de 18 jogos oficiais consecutivos sem conhecer o sabor da derrota. A última vez em que as ‘águias’ tinham perdido havia sido precisamente na Liga dos Campeões, a 8 de março deste ano, mais precisamente na segunda mão dos oitavos de final da prova milionária da temporada passada, fora de portas, no terreno do Borussia Dortmund (4-0).

- O desfecho do encontro do Estádio da Luz fez continuar a senda negativa do Benfica em confrontos diante do CSKA. Ao terceiro jogo entre ambos os conjuntos, os encarnados ainda não conseguiram levar os russos de vencidos. Com o triunfo de terça-feira, o CSKA conta já duas vitórias sobre as ‘águias’ e um empate, sendo que os outros dois jogos tiveram lugar nos 16 avos de final da Taça UEFA em 2004/05.

- A derrota contra o CSKA consistiu na quarta reviravolta no marcador que o Benfica sofreu com Rui Vitória como treinador. As outras três ocasiões em que tal situação tinha acontecido foram diante de Sporting (vitória do conjunto leonino por 2-1, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, em 2015), FC Porto (triunfo dos azuis e brancos, por 2-1, no Estádio da Luz, na 22.ª jornada da Liga 2015/16) e Moreirense (desaire por 3-1 contra os cónegos, nas meias finais da Taça da Liga da época passada).

- Depois de três jogos consecutivos a fazer golos, mais precisamente cinco tentos apontados, Jonas ficou em branco no duelo contra o CSKA Moscovo. O avançado brasileiro do Benfica tem agora uma média de um golo por jogo, contabilizados os encontros oficiais realizados esta época: sete. Jonas tem seis golos apontados na Liga portuguesa, um na Supertaça e está em branco na prova milionária.

- O jogo de terça-feira marcou a estreia de Gabriel Barbosa com a camisola do Benfica e também nas competições europeias. O avançado brasileiro está no futebol europeu desde a época passada, na qual representou o Inter Milão, mas não chegou a realizar qualquer partida pela equipa italiana na Liga Europa, competição na qual os milaneses participaram em 2016/17.

- Por falar em estreias, Zhamaletdinov também as teve na deslocação do CSKA Moscovo ao terreno do Benfica. O jovem atacante da equipa russa fez, na terça-feira, a estreia na Liga dos Campeões e logo com um golo a coroar a primeira partida que disputou na prova milionária.

- Ainda no capítulo das estreias, a veia goleadora de Haris Seferovic voltou a ser exibida no Estádio da Luz e o avançado suíço do Benfica marcou pela primeira vez um golo na fase de grupos da Champions, ao sétimo compromisso realizado. De resto, Seferovic já tinha feito o gosto ao pé nas provas da UEFA. O atacante dos encarnados marcou um golo ao Olympique Lyon, pela Real Sociedad, em 2013, no play-off de acesso à Liga dos Campeões.

- A receção ao CSKA consistiu na quarta ocasião em que o Benfica entra na Liga dos Campeões a perder na primeira jornada. De todas as vezes em que isso aconteceu, os encarnados acabaram eliminados da prova milionária nesta mesma fase. Em 2014, num grupo com AS Mónaco, Bayer Leverkusen e Zenit, as ‘águias’ perderam na primeira jornada diante dos russos ficaram em quarto lugar. Em 2007/08, num agrupamento que contava com Milan, Celtic e Shakhtar Donetsk, os encarnados perderam no primeiro jogo contra a equipa italiana e ficaram no terceiro posto. Em 1998/99, num grupo com Kaiserlautern, PSV e HJK, o Benfica saiu derrotado da primeira ronda perante os alemães e ficou na segunda posição, sendo que nessa época apenas o primeiro classificado passava à fase seguinte.

- O CSKA Moscovo não ganhava um jogo em solo português desde que conquistou a Taça UEFA de 2005, em pleno Estádio José Alvalade, contra a equipa da casa, o Sporting. Desde então, os russos já tinham vindo a Portugal em três ocasiões, duas para defrontar o FC Porto e uma para jogar contra o Sporting, sendo que não venceram nenhum desses jogos.

- Luisão, Akinfeev e os irmãos Berezutski repetiram, esta terça-feira, a presença num duelo entre Benfica e CSKA, sendo que os quatro foram os únicos jogadores dos atuais plantéis de ambas as equipas a terem marcado presença na última vez que se defrontaram até esta época. Esse encontro teve lugar no Estádio da Luz, em fevereiro de 2005, com o empate a uma bola como resultado final.

- O golo de Seferovic foi o primeiro tento consentido pelo CSKA Moscovo nas competições europeias desta época. A equipa russa já tinha disputado duas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, até ao encontro com o Benfica, sendo que tinha um saldo totalmente vitorioso, que continua intacto, e levava um registo de seis golos marcados e nenhum sofrido, agora oito apontados e um consentido.