Portugal
"O Vitória é uma grande nação". Ivo Vieira não espera nem mais nem menos apoio
2020-02-19 12:30:00
Técnico vitoriano questionado se o próximo jogo será encarado pelos adeptos como uma 'resposta' perante as críticas

Numa semana marcada por críticas aos adeptos do Vitória de Guimarães, depois do episódio com Moussa Marega em que o jogador do FC Porto se queixou de insultos racistas no Estádio D. Afonso Henriques, Ivo Vieira foi questionado se espera, na Vila das Aves, no próximo jogo dos vimaranenses, uma 'invasão' de vitorianos em sinal de união do clube.

O treinador do Vitória de Guimarães não se alongou sobre comentários a respeito do último duelo.

"O Vitória já emitiu um comunicado bastante explícito em relação à sua posição. Nada mais tenho a dizer em relação a essa questão", disse, deixando claro que os adeptos estão sempre com a equipa.

"O Vitória é uma grande nação, uma grande força. É bem evidente a sua paixão e a vontade de ganhar. E não vai ser diferente. Vão estar connosco, vão estar com a equipa e isso é um dado adquirido em todos os jogos", afirmou o treinador, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo contra o Aves.

Na sequência do episódio com Marega, recorde-se, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães.

O Ministério Público instaurou também um inquérito na sequência deste incidente, que já mereceu a condenação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, entre outros.

Este comportamento configura um crime previsto no Código Penal punido com prisão de seis meses a cinco anos e uma contraordenação sancionada com coima entre 1.000 e 10.000 euros.

Após o caso, o próprio clube vimaranense publicou, nas suas plataformas de comunicação, um vídeo com uma mensagem simples, mas assertiva: “Vitória diz não ao racismo”. Nele está presente Neno, uma das grandes figuras do clube vitoriano, e outros jogadores que representaram o clube vimaranense.