Portugal
O Sporting e as lesões musculares: um problema que não é de agora
2018-10-12 16:00:00
Terá a saída de Varandas do corpo clínico do Sporting alguma coisa a ver com a onda de lesões musculares no clube?

Primeiro foi Bas Dost, depois Jeremy Mathieu, seguiu-se Wendel e, agora, foi a vez de Raphinha ver confirmada uma lesão muscular que deixa o extremo brasileiro de fora do encontro do Sporting frente ao Loures a contar para a Taça de Portugal e, em princípio, também frente ao Arsenal em jogo a contar para a Liga Europa. Ao todo, no Sporting, são já quatro as lesões musculares sofridas esta temporada em poucas semanas de competição - Battaglia também falhou dois jogos do Sporting devido a complicações musculares - e há quem já relacione a questão com a saída de Frederico Varandas da liderança do corpo clínico dos Leões. Fomos tentar perceber se há alguma relação.

Caso Raphinha acabe mesmo por ficar de fora dos dois próximos encontros do Sporting devido à lesão muscular sofrida no passado domingo em Portimão, ascenderá a vinte o acumulado de partidas perdidas por jogadores do Sporting esta temporada devido a lesões musculares. Bas Dost, o primeiro a sofrer uma lesão do género esta temporada, falhou já oito jogos devido a lesão depois de ter sido substituído ao intervalo do encontro da segunda jornada que opôs o Sporting ao Vitória FC em Alvalade.

Jérémy Mathieu foi o nome que se seguiu, com o defesa central francês a já ter falhado sete jogos do Sporting esta temporada devido a lesões musculares. Primeiro na coxa da perna direita, lesão que afastou o central francês dos encontros frente ao Benfica e Feirense para a Liga e frente ao Marítimo para a Taça da Liga e, depois, após lesão sofrida no regresso aos relvados frente ao Qarabag, que obrigou Peseiro a substituir Mathieu aos 75 minutos. Desde então, devido a um problema no gémeo da perna esquerda, Mathieu já falhou quatro jogos dos leões (Vorskla Poltava para a Liga Europa, SC Braga, Marítimo e Portimonense para a Liga Portuguesa) naquela que é a sua segunda lesão muscular da temporada.

Seguiu-se Wendel, que falhou o primeiro treino do Sporting devido a lesão muscular a 19 de setembro, na altura, de preparação para o encontro dos Leões para a Liga Europa frente ao Qarabag e ainda não regressou às opções de José Peseiro tendo já sido jogados três encontros desde então, com o médio brasileiro, agora no Brasil devido a problemas pessoais, ainda à espera de regressar aos relvados após lesão. Estarão estes casos relacionados, de alguma forma, com a saída de Frederico Varandas da liderança do corpo clínico dos leões?

Promovido à titularidade na equipa de José Peseiro após a lesão de Mathieu, André Pinto foi um dos nomes que sofreu com lesões musculares na temporada passada quando duas lesões musculares diferentes, uma em inícios de Março e, outra, já em meados de Abril, retiraram o defesa central português da convocatória de dez dos jogos do Sporting na temporada passada, época em que Mathieu também sofreu pontualmente com este tipo de problemas tendo falhado ao longo da temporada cinco jogos do Sporting devido a problemas musculares, mas nunca de forma prolongada e consecutiva.

Também Marcos Acuña falhou jogos na temporada passada devido a problemas musculares, com o extremo argentino a ter ficado de fora das contas de Jorge Jesus em três encontros na temporada passada devido a problemas musculares. Entre problemas musculares, pequenas lesões e questões relacionadas com a gestão de esforço, Fábio Coentrão falhou na temporada passada oito encontros do Sporting relacionados com estas situações. Quem sofreu particularmente com lesões do foro muscular na temporada passada foi Cristiano Piccini que, entre gestão de esforço, problemas e lesões musculares, falhou vinte e um jogos do Sporting na temporada passada.

Chegamos a William Carvalho que teve em 2017/18 uma temporada, também ela, complicada a nível de questões musculares. O internacional português falhou treze jogos dos leões na temporada passada devido a lesões musculares. Já Gelson Martins, falhou três encontros do Sporting na temporada passada devido a uma rotura muscular sofrida em final de janeiro. Alan Ruiz, por seu lado, ainda antes de deixar o clube de Alvalade, falhou cinco jogos do Sporting na temporada passada devido a uma lesão nos adutores entre outubro e novembro. Uma lesão na coxa também já tinha tirado Bas Dost das contas do Sporting em três encontros da temporada passada. Já Doumbia, falhou doze jogos do Sporting na temporada passada devido a problemas musculares e também Rafael Leão ficou afastado dos últimos quinze encontros da temporada leonina depois de uma lesão muscular sofrida em março.

Ou seja, se é dos que acredita que a saída de Frederico Varandas da liderança do corpo clínico do Sporting tem estado na origem do número, aparentemente elevado, de lesões musculares sofridas pelo plantel do Sporting neste início de temporada, talvez possa ter de mudar de ideias. Diretor clínico dos leões entre 2011 e maio de 2018, não foi por isso que o Sporting não teve também uma temporada marcada por lesões musculares em 2017/18. A razão será, certamente, outra.