Portugal
O que jogam FC Porto e Sporting no clássico?
2019-05-16 09:15:00
Embate no Dragão marcado para as 18h30 de sábado

O FC Porto recebe sábado o Sporting com a perspetiva ténue de revalidar o título nacional de futebol, num clássico da última jornada da I Liga que serve de ensaio para a final da Taça de Portugal.

Apesar de ainda poder sagrar-se campeão nacional, o FC Porto está em situação muito fragilizada: os ‘dragões’ precisam de vencer o Sporting no jogo da 34.ª ronda e esperar que o Benfica perca em casa com o Santa Clara, algo que nunca aconteceu nos oito confrontos anteriores, em todas as competições.

O campeão nacional tem menos dois pontos do que o Benfica e desvantagem no confronto direto, o primeiro critério de desempate, uma vez que perdeu por 1-0 em Lisboa e por 2-1 no Estádio do Dragão, na 24.ª jornada, a partir da qual os ‘encarnados’ assumiram o comando da prova, defendido até hoje com sucesso.

O clássico de sábado, com início às 18:30, a mesma hora a que começa a disputar-se o Benfica-Santa Clara, poderia ter ainda mais interesse competitivo se os ‘leões’ não tivessem ficado afastados no fim de semana passado da luta pelo segundo lugar, que proporciona o acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões da próxima época.

Com menos oito pontos do que o FC Porto, a equipa de Alvalade já não poderá deixar o terceiro lugar do campeonato, até porque o Sporting de Braga, quarto classificado, está ainda mais longe, a 10 de distância, e o treinador holandês Marcel Keizer poderá aproveitar para poupar alguns habituais titulares para o próximo jogo entre os dois clubes, da final da Taça, no sábado seguinte.

Sérgio Conceição não poderá dar-se a esse luxo, perante a possibilidade de revalidar o título, mas o técnico dos campeões nacionais deverá deixar de fora o avançado Brahimi, que está a recuperar de uma lesão, enquanto o lateral Ristovski e o central Coates estão suspensos e são ausências confirmadas no Sporting.

Um dos jogadores de que Keizer não deverá prescindir é Bruno Fernandes, o mais influente dos ‘leões’ durante esta temporada, até porque o médio, autor de 20 golos na I Liga, ainda pode conquistar a Bota de Ouro, uma vez que tem apenas menos um do que o líder dos melhores marcadores da prova, o suíço Haris Seferovic, avançado do Benfica.

Sérgio Conceição procura conquistar o 100.º triunfo no campeonato, a maioria dos quais foram alcançados no comando dos ‘dragões’, mas para isso terá de se impor pela primeira vez na época 2018/19 ao Sporting, frente ao qual empatou 0-0 na primeira volta e perdeu na final da Taça da Liga, no desempate por grandes penalidades (3-1), após uma igualdade 1-1.

O FC Porto, segundo classificado da I Liga, com 82 pontos, menos dois do que o líder Benfica, recebe o Sporting, terceiro, com 74, no sábado, a partir das 18:30, no Estádio do Dragão, no Porto, em jogo da 34.ª e última jornada da prova.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa