Portugal
"O que é ser Porto?". Homenagem do FC Porto a José Maria Pedroto
2020-01-07 14:30:00
'Zé do Boné' morreu há 35 anos

Assinalam-se hoje 35 anos sobre a morte de José Maria Pedroto, uma das figuras lendárias do futebol português e tido como o 'mestre do portismo'. Pinto da Costa tem reiterado ao longo dos anos que Pedroto iniciou com ele a caminhada triunfal do clube e nunca esquece o 'Zé do Boné' nas glórias azuis e brancas mas também nos momentos mais delicados no clube. Pela memória do antigo treinador, que ajudou a lançar o FC Porto conquistador interna e internacionalmente, o clube dedica-lhe anualmente uma aula e este ano vão tentar explicar o que é "ser Porto".

"Todos os anos temos vindo a fazer uma aula aberta para os melhores alunos da turma com ex-campeões, jogadores e, entre amigos, são abordadas algumas temáticas", explicou José Neto, que trabalhou com Pedroto nos dragões.

Em declarações à 'Antena 1', o agora professor catedrático explica ainda que irá explicar o que é "ser Porto" nesta aula. "Este estado de alma, o que é isto de ser Porto? Vamos tentar descodificar esta resiliência."

Nesta aula haverá, ao final desta tarde, uma dedicatória especial. "Isto vai ser dedicado ao Sérgio Conceição e ao presidente Pinto da Costa sempre com o senhor Pedroto na nossa luz", salientou José Neto.

Zé do Boné, como era conhecido, foi treinador do FC Porto e selecionador nacional, trabalhou ainda na Académica, no Leixões, no Varzim, no Vitória de Setúbal, no Boavista e no Vitória de Guimarães. 

Fique a conhecer melhor José Maria Pedroto.