Portugal
"O problema não são os árbitros", diz Marco Ferreira
2020-02-11 16:55:00
Antigo árbitro internacional comenta proposta de juízes estrangeiros nos jogos de Benfica e FC Porto

A proposta do Benfica, que pediu árbitros estrangeiros para os jogos dos dois candidatos ao título até ao final do campeonato, foi desvalorizada pelo antigo árbitro internacional Marco Ferreira.

Questionado sobre o tema, num fórum promovido pelo jornal Record, o madeirense que deixou a arbitragem em 2015 considerou que “o problema especifico da arbitragem em Portugal” é outro.

“O problema não são os árbitros, o problema reside na desconfiança que os clubes partilham na opinião pública sobre a premeditação dos erros”, defendeu.

A ideia de um Conselho de Arbitragem internacional tutelado pela UEFA e com os árbitros proibidos de apitar jogos no próprio país, sugerida na questão colocada a Marco Ferreira, foi de imediato descartada por este.

“A Europa não vive com essas desconfianças perante os árbitros e não acho viável eles mudarem todo o sistema só porque um ou dois clubes exigem árbitros estrangeiros”, defendeu.

Mais tarde, o antigo árbitro teve de regressar ao tema dos árbitros estrangeiros, quando questionado sobre o “clima intimidador” que alegadamente rodeia a arbitragem.

“O clima não é sobre arbitragem, é bem mais grave, é sobre o futebol português. As pessoas não entendem que tudo o que acontece fora de campo nada tem a ver com os árbitros, eles não são chamados para nada”, argumentou.

“Os erros que cometem ficam dentro do campo e quando dá jeito os clubes é que transbordam esses erros para se atacarem uns aos outros. O povo não entende isso, mas gosta... Enquanto for assim, o pensamento e a ignorância nada mudarão”, concluiu Marco Ferreira.