Portugal
"O futebol dá uma dimensão alegre à nossa vida", lembra Jesualdo
2020-03-16 10:20:00
"Estamos a enfrentar uma situação que é completamente nova para todos, desde dirigentes a jogadores", diz o técnico

Jesualdo Ferreira, um dos mais prestigiados treinadores portugueses, encara a paragem do campeonato português como um momento que pode servir de reflexão para que se perceba que "o futebol dá uma dimensão alegre à nossa vida".

Numa altura em que no Brasil o futebol não parou face ao Covid-19, o treinador do Santos lembra como é "diferente" jogar sem público.

Em Portugal, o futebol parou, mas já se vai pensando num regresso da competição. Entre todas as implicações que um eventual adiamento da época possa provocar, caso a competição acabe por ser derrotada pelo vírus, Jesualdo Ferreira lembra aos adeptos a importância da união neste momento sem paralelo na história recente.

"Acreditem que a situação é muito séria e tudo o que puder ser feito para combater este vírus tem de ser aceite com a consciência de que o nosso desagrado de hoje, porque é desagradável, pode ser o nosso sorriso amanhã", assinala Jesualdo Ferreira, em crónica de opinião no jornal 'O Jogo'.

O antigo treinador de Benfica, Sporting e FC Porto, entre outras equipas, destaca ainda este é um desafio novo para todos no desporto.

"Não tenho ideia de ter acontecido uma coisa assim na história do futebol português, ou seja, estamos a enfrentar uma situação que é completamente nova para todos, desde dirigentes a jogadores."

A Liga portuguesa está parada, à imagem da quase generalidade das provas na Europa, e os jogadores vão treinando, dentro do possível, em casa. 

Na base desta paragem está o novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, que foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo.