Portugal
“O FC Porto só vence equipas do Sul se for mais forte, há sempre outras coisas”
2020-04-04 20:15:00
João Pinto recorda encontros contra o Sporting na década de 80 e 90

João Pinto, antigo capitão do FC Porto, participou no programa ‘FC Porto em casa’ e recordou vários jogos dos anos 80 e 90.

O ex-defesa lateral falou sobre a finalíssima da Taça de Portugal contra o Sporting, encontro em que a equipa azul e branca venceu por 2-1 e em que os jogadores do FC Porto foram mal recebidos na tribuna de honra do Estádio do Jamor.

“Tivemos dificuldades a receber a Taça de Portugal. Só três ou quatro jogadores é que fomos lá acima e fomos recebidos à pedrada, mas a Taça foi ao relvado para a mostrarmos aos nossos adeptos. Recebi a taça e mandei garrafas para a bancada”, começou por explicar João Pinto

“Foi uma forma de dizer que o FC Porto, perante as equipas do Sul só ganha se for mais forte, se tiver melhores jogadores, mas acima de tudo, se tiver um querer muito grande porque há sempre outras coisas, outros fatores que, infelizmente, não deixam o FC Porto ganhar”, acrescentou.

O outro jogo que não sai da memória de João Pinto é a meia-final contra o Sporting em 1983/1984, que antecedeu a final contra o Rio Ave, encontro que ficou na história como o primeiro troféu conquistado por Jorge Nuno Pinto da Costa ao serviço do emblema portista.

“Já nesse tempo dizíamos no túnel antes de entrar que o jogo só acabava depois do árbitro apitar. O Sporting marcou no primeiro minuto, mas demos a volta. O FC Porto mereceu passar à final”, comentou.

João Pinto também deixou elogios a Danilo, um dos capitães do FC Porto e que também participou na tertúlia organizada pela equipa azul e branca.

“Como portista fico contente por ter o Danilo com a braçadeira de capitão. Entrei na conversa quando ouvi a falar sobre o que é ser capitão: é transmitir a mensagem e a filosofia do FC Porto no início de cada época a quem vem de novo. É esse o espírito do FC Porto”, completou.

Veja o vídeo a partir do minuto 53:09.