Portugal
"O facto novo de Jorge Jesus é a afinidade histórica e cultural"
2019-12-30 17:30:00
Marcelo Rebelo de Sousa distingue treinador com a Ordem do Infante D. Henrique

O Presidente da República homenageou esta tarde Jorge Jesus, treinador do Flamengo, com a Ordem do Infante D. Henrique, que distingue quem presta "serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores".

No discurso oficial, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que "todos" os Presidentes anteriores distinguiram treinadores de futebol, por "vitórias de renome internacional", para apontar o "facto novo" de Jorge Jesus.

"No caso de Jorge Jesus, temos, para além da carreira conhecida, a condução à vitória de um clube numa competição continental, de prestígio mundial, e a seguir a presença numa final de uma competição mundial. Pela primeira vez, o clube, não sendo português, fala português, num Estado irmão da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e onde existe uma das maiores comunidades portuguesas no mundo", realçou o chefe de Estado, insistindo na "afinidade histórica e cultural" entre Portugal e Brasil.

"Jorge Jesus contribui para projetar o prestígio de Portugal no mundo do desporto, em termos sociais, isto num país que nos é muito querido
O Presidente da República Portuguesa, com a Ordem do Infante D. Henrique, entrega-lhe uma condecoração concebida a pensar na projeção de Portugal no mundo", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.