Portugal
Nova paragem do campeonato com luta do título ao rubro
2021-11-08 09:05:00
Conceição, Jesus e Amorim 'perdem' vários jogadores nos próximos dias para compromissos de seleção

FC Porto, Sporting e Benfica venceram com alguma facilidade os seus respetivos jogos e deixaram tudo igual na frente da I Liga de futebol, com ‘dragões’ e ‘leões’ a partilharem a liderança, na 11.ª jornada.

Nos Açores, o FC Porto bateu o Santa Clara, por 3-0, redimindo-se da eliminação na Taça da Liga, enquanto o Sporting foi à Mata Real bater o Paços de Ferreira, por 2-0.

A um ponto da dupla de líderes, no terceiro lugar, continua o Benfica, que regressou em ‘grande’ aos triunfos e às boas exibições, depois de um mês de outubro conturbado, com uma goleada sobre o Sporting de Braga, por 6-1, no Estádio da Luz, no duelo que encerrou a ronda.

De regresso ao ‘palco’ onde foi prematuramente afastado da Taça da Liga (derrota por 3-1), o FC Porto assinou uma sólida exibição frente ao último classificado do campeonato, com um ‘bis’ do colombiano Luis Díaz, que reforçou a liderança na lista dos melhores marcadores, com nove golos.

Já depois de Sérgio Oliveira ter dado vantagem à equipa de Sérgio Conceição, aos 42 minutos, Díaz marcou, aos 46 e 77, e confirmou o triunfo da formação portista, numa partida em que o Santa Clara passou a atuar com menos uma unidade a partir dos 63, por expulsão de Allano.

Os açorianos, que na última temporada conseguiram um inédito apuramento europeu, acabam a ronda no último lugar, com apenas seis pontos.

Por alguns momentos, os ‘dragões’ ficaram isolados na liderança da I Liga, mas o Sporting depressa regressou à companhia do seu rival, depois de bater o Paços de Ferreira, com golos do central Gonçalo Inácio, aos 47 minutos, e de Pedro Gonçalves, melhor marcador da última época, aos 69.

Foi a oitava vitória seguida da formação de Rúben Amorim em todas as competições, sexta no campeonato.

O jogo ‘grande’ da ronda estava agendado para o Estádio da Luz, na despedida da jornada, com o Benfica a receber um Sporting de Braga em forma, com 10 jogos sem derrotas em todas as provas e oito no campeonato.

Depois de um outubro bem complicado para a equipa de Jorge Jesus, os ‘encarnados’, que nesse período perderam a liderança da I Liga, deram um verdadeiro ‘pontapé’ numa possível crise de resultados e acabaram por ‘esmagar’ a formação de Carlos Carvalhal, com Rafa e Everton como os principais ‘responsáveis’.

Num arranque de jogo vertiginoso, com o Benfica a adiantar-se logo aos dois minutos, por Grimaldo, e com o Braga a empatar 10 minutos depois, com um golo de Ricardo Horta, os 'encarnados' partiram para a goleada, numa fase em que até tinham perdido João Mário e Lucas Veríssimo, ambos por lesão.

A goleada começou a ganhar contornos no final da primeira parte, que chegou aos 4-1 depois dos golos de Darwin (37) e de Rafa (42 e 45+3), tendo Everton (52 e 59) assinado na etapa complementar os restantes tentos da equipa lisboeta.

Os minhotos chegaram à Luz com oito golos sofridos na prova em 10 jornadas.

O Benfica continua na perseguição aos comandantes da I Liga, enquanto o Sporting de Braga acabou ultrapassado pelo Estoril e caiu para o quinto posto, a um ponto dos ‘canarinhos’.

No primeiro jogo do dia, o Tondela deu um salto na classificação, num encontro inesquecível para o médio João Pedro, que assinou um ‘hat-trick’ no triunfo caseiro sobre o Marítimo, por 4-2.

O antigo jogador do Vitória de Guimarães e ex-colega de equipa do sueco Zlatan Ibrahimovic nos LA Galaxy, dos Estados Unidos, converteu os três penáltis favoráveis ao Tondela, todos na primeira parte, aos 15, 20 e 43 minutos.

Pedro Augusto (90+9 minutos) fez o quarto golo dos tondelenses, com Matheus Costa (75) e Alipour (90+1) a reduzirem para os insulares.

O Tondela interrompeu uma série de duas derrotas consecutivas e subiu ao nono lugar, com 12 pontos, enquanto o Marítimo, derrotado pela terceira ronda seguida e sem vencer há 10 jogos, é 17.º e penúltimo classificado, com sete.

Tags: