Portugal
"No último jogo ganhámos com mérito, vamos tentar provocar outra surpresa"
2019-12-03 17:35:00
Vítor Oliveira aponta em "lutar contra a realidade" no reencontro do Gil Vicente com o Sporting

O treinador Vítor Oliveira assegurou hoje um Gil Vicente novamente focado em contrariar o favoritismo do Sporting, em vésperas de reencontrar os leões na Taça da Liga, após o triunfo (3-1) caseiro na I Liga.

"No último jogo [no domingo], ganhámos com mérito e não expusemos fragilidades nenhumas do adversário, mas podemos lutar poucas vezes contra a realidade, que traduz um Sporting melhor que o Gil Vicente. Vamos tentar provocar outra surpresa”, analisou o técnico, na conferência de antevisão do duelo de quarta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos.

Vítor Oliveira espera que os ‘leões' regressem “mais precavidos” e tragam "uma resposta diferente", mas repisou os comentários tecidos no final do encontro de domingo sobre a qualidade do plantel lisboeta.

"Eu ganhei muitas vezes a II Liga e sempre defendi que, embora o treinador seja importante, é fundamental ter bons jogadores. O Sporting tem feito uma época muito inconsequente e não há treinador que consiga fazer grandes equipas sem grandes jogadores. Qual é a equipa que deixa sair 15 jogadores e continua a ser forte? É impossível", defendeu.

Historiando as consequências provocadas pelo ataque à academia de Alcochete, em maio de 2017, Vítor Oliveira acredita que a instabilidade vivida no seio do clube ‘leonino’ constitui um "problema gravíssimo do futebol português", que tem sido analisado com "alguma ligeireza".

Considerando que ‘leões' e gilistas estão "numa situação parecida" na Taça da Liga, após desaires caseiros por 2-1 na ronda inaugural com Rio Ave e Portimonense, respetivamente, Vítor Oliveira vai aproveitar os dois encontros que restam para "rodar jogadores menos utilizados".

"O jogo tem grande importância. Se ganharmos, fica tudo em aberto para a última jornada, mas não vamos pôr em risco castigos, lesões e desgaste em jogadores importantes para o grande objetivo, que é o campeonato", adicionou, alertando que parte da estratégia passará pela necessidade de condicionar Bruno Fernandes, a quem reconhece qualidade de topo mundial.

No único desafio entre os dois emblemas para a Taça da Liga, os minhotos somaram um triunfo em solo lisboeta por 1-0, em fevereiro de 2012, venceram o Grupo A e seguiram para as meias-finais. Acabariam derrotados na final pelo Benfica.

O Gil Vicente, quarto e último classificado, com zero pontos, recebe o Sporting, na terceira posição, também a zero, na quarta-feira, às 20:45, no Estádio Cidade de Barcelos, em partida da segunda jornada do Grupo C da Taça da Liga.