Portugal
"No futebol, alguns pais olham para os filhos e veem um porquinho mealheiro"
2019-10-10 10:55:00
Jorge Silvério, especialista em psicologia, e um dos grandes perigos do futebol de formação

Especialista em psicologia do desporto e antigo provedor do adepto da Liga de Clubes, Jorge Silvério faz uma leitura daquilo que entende ser a forma como os pais encaram o futebol de formação.

Numa época em que cada vez mais são levadas em conta diversas variáveis para que o desempenho desportivo seja potenciado, a questão mental é estudada não apenas no desporto de alta competição mas também desde os escalões de formação. E é aí que Jorge Silvério destaca um aspeto que, no seu entender, pode ditar o futuro nos relvados dos craques em potência.

"Alguns pais olham para os filhos e veem um porquinho mealheiro", afirmou o especialista em psicologia do Desporto, que acompanha diversos desportistas de alta competição.

Em declarações ao Público, Jorge Silvério destacou ainda o impacto que as redes sociais desempenham nesta 'era' não apenas no futebol profissional mas também na formação.

Em alguns clubes, recorde-se, os jogadores já têm códigos de conduta com indicações que devem seguir para lidarem com as redes sociais.

Vítor Baía, um dos mais reputados futebolistas portugueses, também chamou a atenção para a questão de alguns pais que possam olhar para os filhos "como um Euromilhões" no futebol.

"Deixem os vossos filhos crescer de forma natural. Não pressionem, não olhem para o vosso filho como um Euromilhões", referiu Vítor Baía, em declarações no '11', na altura.