Portugal
“Ninguém imagina um campeonato com quatro equipas a 12 voltas”, diz Vítor Manuel
2020-04-30 11:40:00
Experiente técnico reflete sobre a falta de qualidade do futebol português

Vítor Manuel, nome incontornável do futebol português, reflete sobre a competitividade do futebol português e destaca o fosso financeiro como um dos fatores para a desigualdade entre os clubes mais fortes e os mais fracos.

Em artigo de opinião no jornal A Bola, o treinador de 67 anos refere que existem “sociedades desportivas que passam por momentos angustiantes” e que entram nas competições como “meros figurantes”.

Ao mesmo tempo, Vítor Manuel destaca que não existem apenas quatro clubes em Portugal.

“Os grandes não jogam sozinhos, ninguém imagina um campeonato com quatro equipas a 12 voltas e 36 jornadas”, afirmou.

Como tal, o ex-técnico do SC Braga e Académica defende uma redistribuição mais equitativa dos direitos televisivos, para um aumento da qualidade do futebol em Portugal.

“Permite o acréscimo de qualidade dos planteis dos mais pequenos, um menor desequilíbrio, maior incerteza, mais competição e uma maior exigência aos clubes ditos grandes”, indicou.

O experiente treinador fala também sobre a falta de público nos estádios em Portugal, considerando esse cenário “deveras preocupante”.

Vítor Manuel dá várias razões para o afastamento das pessoas do futebol e deixa um apelo para a Federação Portuguesa de Futebol e Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

“Falta de condições dos estádios, perda de competitividade, qualidade e horários dos jogos”, salientou, acrescentando que constitui “tarefa primordial” a criação de um grupo de trabalho que investigue as razões do afastamento dos adeptos.