Portugal
Nenhum 'campeão' de série no Campeonato de Portugal subiu de divisão
2019-06-17 12:50:00
Vilafranquense e Casa Pia garantiram as vagas de apuramento

Vilafranquense e Casa Pia vão estar na Segunda Liga no próximo ano depois de terem garantido as duas vagas de subida no Campeonato de Portugal (CP). Curiosamente, todas as equipas que venceram as respetivas séries acabaram por 'cair' na fase decisiva e vão continuar no CP na próxima época.

Depois de Vilafranquense e Casa Pia terem garantido as vagas de apuramento, é possível perceber que os 'campeões' das séries ficaram pelo caminho no play-off. Todos. Assim foi com o Vizela, o Espinho, a União de Leiria e o Praiense.

O modelo competitivo desenhado para esta época pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) determinava que existiam quatro séries e, posteriormente, os dois primeiros classificados de cada uma das séries disputariam um play-off. Aí determinou-se as duas equipas que sobem à Segunda Liga, sendo estas o Vilafranquense e o Casa Pia, dois emblemas que, curiosamente, não foram 'campeões' das suas séries.

Na série C, a turma de Vila Franca de Xira ficou atrás da União de Leiria, enquanto que na D, o Casa Pia ficou em segundo lugar, atrás do Praiense. 

Os 'campeões' da série A (Vizela) e B (Espinho) arrumararam logo na primeira fase do play-off. O vencedor da série C (Leiria) ainda chegou às meias-finais mas perdeu contra o Vilafranquense e o clube que ganhou a série D (Praiense) caiu aos pés do Casa Pia também nas semi-finais.

As contas do CP ainda não estão fechadas dado que falta decidir quem é o vencedor do play-off e, consequentemente, o campeão final desta competição. Certo é que as duas equipas que sobem à Segunda Liga estão definidas. E nenhuma delas é o 'campeão' de série.

Sê o primeiro a comentar: