Portugal
"Não houve fraude, simulação ou esquema" no caso Bruno Fernandes, diz jurista
2020-05-08 13:40:00
Jurista acredita que Sporting acabará por ter razão no processo movido pelo emblema italiano

Antigo secretário de Estado do Desporto e especialista em direito desportivo, Alexandre Mestre acredita que a razão poderá assistir ao Sporting no processo movido pela Sampdoria no caso da transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United.

Depois de um ex-advogado da FIFA ter reconhecido que o clube transalpino poderá vir a ter razão neste caso, Alexandre Mestre tem opinião contrária.

Assegurando que não conhece o processo em detalhe nem a reclamação interposta pela Sampdoria, Mestre acredita que a "Sporting SAD tem razão" e explica o seu entendimento, sustentado na rescisão unilateral de contrato feita por Bruno Fernandes após o ataque à Academia de Alcochete.

"Significa que esse contrato cessou a sua vigência, deixou de vigorar, por iniciativa do jogador, sem o consentimento, sem a vontade da Sporting SAD", refere Alexandre Mestre, em declarações à Tribuna Expresso.

O jurista detalha que quando foi para Manchester, o internacional português já o fez "na pendência de um novo contrato de trabalho" com a Sporting SAD e defende que a administração leonina não procurou uma jogada jurídica para fintar o anterior contrato.

"Não houve aqui qualquer fraude, qualquer simulação, não houve qualquer esquema tendo em vista fugir ao cumprimento daquela cláusula".

A decisão que a FIFA vier a tomar neste caso, recorde-se, é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Em 2017, o Sporting contratou o médio internacional português à Sampdória por 8,5 milhões de euros, com a 'Samp' a ficar detentora de 10 por cento de uma mais-valia futura.

Em janeiro, os leões transferiram Bruno Fernandes para o Manchester United por 55 milhões de euros, mais 25 milhões em variáveis e 10 por cento de uma futura mais-valia.

O emblema transalpino reclama agora ter direito a uma verba no negócio que não receberam e decidiram mover uma queixa na FIFA contra o Sporting.