Portugal
"Temos de evitar a sobrecarga física, é um grande risco", diz Gonçalo Álvaro
2020-04-01 22:35:00
Preparador físico do Sporting preocupado com falta de estímulos específicos do treino no relvado

Gonçalo Álvaro, preparador físico do Sporting, alertou para a necessidade dos jogadores terem tempo para se 'adaptarem' aos relvados antes do regresso à competição, dada a impossibilidade de treinar em casa certos detalhes.

Realçando que "existem muitas componentes no futebol", o especialista lembrou, em declarações à Sporting TV, uma situação "muito específica" do futebol, relacionada com as 'respostas' dadas pelo relvado às diversas movimentações de um jogador, como "o número de acelerações e desacelerações a que é sujeito".

"Isto tem muito a ver com as mudanças de direção, com as travagens, com o bater na bola, com o roubar a bola", sustentou.

"Não é possível reproduzir isto em casa, naturalmente, e eles precisam de ter um estímulo no terreno semelhante ao do jogo. Preocupamo-nos com todas as características físicas, mas vamos precisar de uma adaptação quando regressarmos aos treinos no relvado", alertou o preparador físico dos leões.

Quando a competição for retomada, será precisa uma 'segunda' pré-época.

"Temos de evitar a sobrecarga física", explicou: "Imaginemos uma semana no terreno antes de competir duas vezes por semana, é um grande risco. As estruturas físicas de cada atleta podem não aguentar. Ideal é ter uma segunda pré-época para que as equipas apareçam ao melhor nível.

Mas não é só a parte física que importa: como os atletas "são pessoas normais", sofrem a ansiedade de não saber quando vão poder sair de casa.

Da parte do Sporting, todo o trabalho é focado em manter o chip na vertente competitiva.

"Os atletas sabem que estão em casa, mas que preparamos diariamente o treino deles. Eles sabem que vão competir a qualquer momento e que não podemos falhar nesse período. São atletas profissionais e que mais gostam de fazer é competir e ganhar. Estamos a treinar à espera de ser chamados a qualquer momento. Não desligámos o chip da competição e estamos prontos", prometeu.

Esta paragem das competições, devido à pandemia, é "uma situação única" que apanhou todos "desprevenidos".

"Não saber quando vamos voltar à competição ou, sequer, aos treinos no terreno deixa-nos aquém de estabelecer objectivos concretos", salientou: "Prescrevemos exercícios para que os atletas mantenham a forma para caso sejam chamados daqui a uma semana, duas semanas ou um mês, apresentem níveis físicos razoáveis e não tenham perdido muito em relação ao que queríamos".

Mesmo perante este cenário, Gonçalo Álvaro deu uma garantia aos adeptos.

"O trabalho que está a ser feito é fantástico. Estamos preparados para voltar a trabalhar no terreno, para competir e para acabar este campeonato, se for o caso", concluiu o preparador físico do Sporting.

Tags: