Portugal
“Não é por acaso que houve luz verde para a I Liga se concluir", afirma Jesualdo
2020-05-03 14:10:00
Jesualdo Ferreira fala sobre a retoma do principal escalão do futebol português

Jesualdo Ferreira, treinador do Santos, fala sobre o regresso da I Liga em finais de maio, uma notícia que todos os portugueses que gostam de futebol “ansiavam”.

No entanto, o ex-técnico do FC Porto, Sporting e Benfica considera que “faz confusão” a decisão de apenas o principal escalão regressar aos relvados.

“O futebol é uma indústria e faz falta e é importante num país como Portugal, onde é rei. Não é por acaso que houve luz verde para a I Liga se concluir, e a II Liga não. Que é algo que me faz muita confusão, a mim e, com certeza, a outras pessoas ligadas ao futebol”, afirmou Jesualdo Ferreira em artigo de opinião no jornal O Jogo.

Em relação à II Liga, ainda não há decisões sobre as subidas e descidas de divisão, com Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a convocar uma reunião extraordinária para terça-feira, de forma a debater as consequências do final do campeonato.

Para Jesualdo Ferreira, os clubes do segundo escalão vão sofrer muito, não só nível desportivo e financeiro, mas também emocional.

“Há uma coisa que é incontornável: as equipas da II Liga, quase todas, vão sofrer enormes danos materiais e emocionais, e estes até serão os mais difíceis de ultrapassar, já que um futebolista gosta de jogar, não gosta de estar a ver”, salientou.

A decisão por parte do Governo e organismos que tutelam o futebol Portugal continuará a receber críticas, segundo Jesualdo, mas o treinador deixa uma questão no ar.

“Que outra forma havia para solucionar o problema? Que solução?”, questiona.

Após 24 jornadas, o FC Porto encontra-se na liderança do campeonato, com 60 pontos, mais um que o Benfica, segundo classificado.

Na II Liga, Nacional e Farense ocupam os lugares de subida.