Portugal
"Não basta ter muito dinheiro e investir", avisa António Oliveira
2020-06-29 16:00:00
Ex-selecionador apela ainda à união dos clubes na questão dos direitos televisivos

Antigo selecionador nacional português, António Oliveira entende que chegou o tempo dos clubes pensarem a sério o futuro do futebol enquanto indústria.

"O modelo está obsoleto", nota Oliveira, alertando que o futebol português "caminha para um fim infeliz".

Depois de elogiar a vitória de um clube como o Santa Clara na Luz frente ao Benfica, António Oliveira realça que os ditos clubes pequenos andam "a fazer milagres".

"Não imagina como fico feliz quando um pequeno ganha a um grande", salientou o antigo selecionador, em declarações no programa Trio d´Ataque, da RTP 3.

Oliveira diz que é necessário que os clubes "pensem em conjunto o que querem para o futebol português" e realça que a indústria tal como está "pode falir".

"Não basta ter muito dinheiro e investir", disse, socorrendo-se da experiência para destacar que os clubes têm de projetos sustentados para que consigam cumprir os objetivos.

E para que consigam levar por diante os projetos, o antigo selecionador nacional não percebe como é que a questão dos direitos televisivos não é tratada em conjunto, levando a que clubes tenham de fazer orçamentos de três milhões de euros para competir contra equipa com muitos milhões orçamentados por época.

"Os clubes têm de perceber que têm de chegar a um entendimento", referiu, dando o exemplo dos valores superiores que equipas que são promovidas à Premier League acabam por receber, por oposição ao que se assiste em Portugal.