Portugal
"Na viagem de ida para a Madeira vão ser só abraços e sorrisos ao árbitro"
2020-05-25 16:30:00
Treinador do Gil Vicente confia que pessoas são "civilizadas" para respeitarem árbitros no avião

Vítor Oliveira acredita na honestidade das pessoas e admite que estas são "civilizadas" o suficente para que se possam realizar viagens para a Madeira em que as equipas de arbitragem utilizam o mesmo avião que os adversários do Marítimo. Ainda assim, o técnico do Gil Vicente nota que na ida o clima poderá ser diferente do regresso.

"É evidente que na viagem de ida vão ser só abraços e sorrisos com o árbitro. Depois, não dependendo do resultado, mas dependendo da exibição e do comportamento do trio de arbitragem, as situações podem-se alterar. Mas nada que justifique faltas de respeito numa viagem de avião de regresso ao continente".

O técnico dos gilistas acredita ainda que as pessoas sabem estar no futebol.

"Eu penso que estamos a falar de pessoas civilizadas. Quem não tiver um bom comportamento numa viagem de avião com um trio de arbitragem, provavelmente, andará a mais no futebol", destaca Vítor Oliveira, em declarações ao canal A Bola TV.

Sobre este tema, o antigo árbitro José Leirós aconselha a que os árbitros viagem na Força Aérea Portuguesa e Vítor Oliveira, que terá de defrontar o Marítimo nos Barreiros, admite, por seu lado, que encara a viagem na mesma aeronave dos árbitros com naturalidade.

"Sinto-me confortável porque sempre defendi que toda a gente deveria utilizar o seu estádio", refere ainda o treinador.

Vítor Oliveira sustenta também que assim se pode "pugnar um bocadinho a verdade desportiva".

As equipas que defrontam o Marítimo não podem fazer a viagem num voo comercial e têm de fretar uma aeronave de modo a que os agentes desportivos não entrem em contacto com as restantes pessoas.

A viagem dos árbitros no mesmo avião que os adversários do Marítimo por uma questão logística durante as partidas que restam do campeonato, em contexto de pandemia, tem dado que falar, nos últimos dias.

Os insulares vão receber no 'caldeirão' as equipas de Vitória de Setúbal, Gil Vicente, Benfica, Rio Ave e Famalicão.