Portugal
"Multa da FIFA é inferior às de Benfica e Sporting", diz Francisco J. Marques
2019-02-19 22:55:00
Diretor do FC Porto questionou a "proporção inusitada" dada a este castigo

A multa que a FIFA aplicou ao FC Porto, por "informações falsas e influência de fundos numa transferência", é "muito inferior" às que foram aplicadas a Benfica e Sporting pelos mesmos motivos, adiantou Francisco J. Marques.

Num comentário à multa de 50 mil francos suíços (44 mil euros), o diretor de comunicação dos dragões questionou a "proporção inusitada" dada a este castigo quando águias e leões pagaram "três e duas vezes mais" na época passada.

"O Benfica foi punido em 150 mil francos, três vezes mais, e o Sporting em 110, mais do dobro da multa ao FC Porto. Esperar-se-ia que fosse três vezes menor a proporção atingida por esta multa, mas é superior", considerou.

Francisco J. Marques esclareceu, durante a intervenção no programa 'Universo Porto da Bancada', no Porto Canal, que na origem da multa esteve "o contrato do Brahimi", pois "o financiamento da transferência foi feito através do fundo Doyen".

"Na altura, não havia proibição da participação da terceira parte, mas havia uma norma no regulamento sobre a influência da terceira parte na carreira do jogador", sustentou o dirigente, deixando no ar a hipótese do FC Porto apresentar recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto.

"Esta multa é completamente injusta", insistiu: "Se o jogador assinou por cinco anos e está a cumprir o quinto ano não faz sentido, não se vislumbra influência nenhuma e está a cumprir o contrato na totalidade".