Portugal
Moreirense vence ‘aflito’ Belenenses SAD no encerramento da 31.ª jornada
2020-07-11 21:20:00
Nuno Santos fez o único golo da partida

 

O Moreirense venceu hoje, pela margem mínima (1-0), o Belenenses SAD, na 31.ª jornada da I Liga de futebol, com Koffi a impedir um resultado mais dilatado e o Belenenses SAD a falhar uma grande penalidade nos descontos.

Nuno Santos, aos 50, apontou o único tento da partida, que não teve mais golos devido a um conjunto de fantásticas intervenções do guarda-redes burquinense Koffi, embora Nuno Coelho, já nos descontos, tenha desperdiçado uma grande penalidade que dava o empate ao conjunto lisboeta.

Com a vitória, o Moreirense continua a sua caminhada tranquila na I Liga, no oitavo lugar, com 42 pontos, enquanto o Belenenses SAD continua na luta pela manutenção, em 14.º, com 31, a quatro do penúltimo Portimonense, com três jornadas e nove pontos ainda em disputa.

Após um primeiro sinal de perigo na sequência de um canto para o Belenenses SAD, aos cinco minutos, o Moreirense dominou a partida e dispôs de várias oportunidades para marcar, a primeira aos nove, numa grande jogada dos ‘cónegos’ pelo corredor direito, que culminou num remate de Pedro Nuno para defesa de Koffi.

O burquinense foi uma das grandes figuras da partida, com muitas defesas importantes e, aos 11, teve o primeiro duelo com Fábio Abreu, que ficou isolado na conclusão de um contra-ataque muito rápido do Moreirense, mas o guarda-redes defendeu com o pé direito.

A formação de Moreira de Cónegos continuava a insistir junto da área contrária, com o ‘tiro’ de Nuno Santos a testar a meia distância, aos 20, com o remate muito torto de Luther Singh, aos 24, ou com a dupla oportunidade aos 33, quando Koffi reagiu rápido a uma bola parada e, na sequência, a defesa ‘azul’ cortou um remate de Fábio Abreu já na pequena área.

O avançado angolano voltou a tentar o golo pouco depois, aos 36, de cabeça, mas Koffi negou com mais uma enorme defesa, com a ponta dos dedos, e a partida desenrolou-se até ao intervalo com o Belenenses SAD a aproximar-se da baliza de Mateus Pasinato, através de Marco Matias, a beneficiar de erros dos ‘cónegos’, aos 40 e 45+1 minutos.

A segunda parte iniciou-se com um remate rasteiro ao lado de Cassierra, numa das poucas tentativas flagrantes de golo do Belenenses SAD, que, aos 48, viu novamente Koffi a evitar o golo do Moreirense, com uma espetacular defesa a nova investida de Fábio Abreu.

Muito fez Koffi para que se ainda verificasse um ‘nulo’, mas o Moreirense conseguiu chegar à vantagem aos 50, por Nuno Santos, que, nas alturas, concluiu um canto batido por Pedro Nuno à maneira curta, tabelado com Alex Soares.

Esperava-se uma maior reação do Belenenses SAD ao golo sofrido, mas, apesar de ter mais bola, fruto de um bloco mais recuado do Moreirense, não conseguia chegar com clarividência à área contrária, o que permitiu aos ‘cónegos’ procurar ampliar a vantagem, aos 57, com Nuno Coelho a cortar em cima da linha e, aos 72, num remate de longe de Filipe Soares. 

Nos descontos, o jogo ficou mais emotivo, ‘arrastando-se’ por mais 15 minutos para além do tempo regulamentar. Após um remate ao lado de Keita nos primeiros minutos do tempo extra, o Belenenses SAD beneficiou de uma grande penalidade, que Nuno Coelho desperdiçou, atirando ao lado. O Moreirense ainda voltou a marcar, mas em fora de jogo, confirmado pelo vídeoárbitro.

Jogo realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Belenenses SAD – Moreirense, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Nuno Santos, 50.

Equipas:

- Belenenses SAD: Koffi, Cafú Phete, Nuno Coelho, Rúben Lima, Tiago Esgaio (Diogo Calila, 64), Nuno Pina (Gonçalo Agrelos, 78), Show, Nilton Varela, Licá (Edi Semedo, 49), Marco Matias (Keita, 64) e Cassierra (Robinho, 78).

(Suplentes: André Moreira, Diogo Calila, Ricardo Ferreira, Danny Henriques, Sphephelo Sithole, Robinho, Gonçalo Agrelos, Edi Semedo e Keita).

Treinador: Petit.

- Moreirense: Mateus Pasinato, D’Alberto, Rosic, Sori Mané, Djavan (João Aurélio, 87), Nuno Santos (Fábio Pacheco, 74), Alex Soares (Ibrahima Camará, 87), Filipe Soares, Pedro Nuno (Bilel, 71), Luther Singh (Gabrielzinho, 71) e Fábio Abreu. 

(Suplentes: Pedro Trigueira, João Aurélio, Fábio Pacheco, Ibrahima Camará, Luís Machado, Gabrielzinho, Bilel e Nenê).

Treinador: Ricardo Soares.

Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Tiago Esgaio (32), Nuno Pina (61), Fábio Abreu (81), Show (89), Mateus Pasinato (90+3) e Gonçalo Agrelos (90+10).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.