Portugal
Governo autoriza reinício da I Liga no final do mês de maio
2020-04-30 17:35:00
Pedro Siza Vieira anunciou a decisão em discurso no Parlamento

Em declarações no Parlamento, o Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, confirma o regresso da I Liga em finais de maio.

Recorde-se que o campeonato estava suspenso desde o dia 12 de maio, face ao surto da covid-19 em Portugal.

“A partir da segunda-feira, a prática de desportos ao ar livre será permitida. E no final do mês, poder-se-á retomar a competição profissional da I Liga de futebol”, afirmou o Ministro da Economia.

Ao mesmo tempo, Siza Vieira destaca que este período exigirá aos portugueses "um grau de disciplina e compromisso", para que a pandemia continue sob controlo.

É um caminho exigente, que exigirá a todos os portugueses um grau de disciplina e compromisso, para podermos manter a confiança na capacidade de recuperar a vida, mantermos esta pandemia sob controlo. É com a mesma confiança que encaramos esta nova fase

A decisão surge dois dias de António Costa ter-se reunido, em São Bento, com os presidentes do FC Porto, Benfica, Sporting, Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Após 24 jornadas, o FC Porto encontra-se no primeiro lugar do campeonato, com 60 pontos, mais um que o Benfica, segundo classificado.

Portimonense e Desportivo das Aves ocupam os lugares de despromoção.

Em relação à II Liga, ainda não há informações sobre se a competição irá retomar ou não.

Na altura da suspensão, Nacional e Farense ocupavam os dois lugares de subida na II Liga, com os madeirenses no primeiro lugar, com 50 pontos, mais dois do que os algarvios.

Tags: