Portugal
Marítimo trava introdução das cinco substituições
2020-05-29 18:40:00
Medida não será aplicada na jornada de regresso da I Liga

O Marítimo travou a introdução da regra que permite a cada equipa fazer cinco substituições e ter nove suplentes por jogo, forçando a que medida tenha de ser aprovada em Assembleia Geral da Liga de clubes.

De acordo com o jornal Record, o clube madeirense, que já tinha impugnado a decisão de terminar antecipadamente a II Liga (com a promoção do rival Nacional e do Farense), voltou a furar o consenso entre os clubes do principal escalão.

À falta de unanimidade sobre uma norma transitória, a ser ratificada posteriormente, a medida terá de ser aprovada em Assembleia Geral, estando já marcada uma para dia 9 de junho, na qual será debatida a continuidade de Pedro Proença como presidente do organismo e os apoios financeiros aos clubes da II Liga.

A norma das cinco substituições e nove suplentes foi sugerida pela FIFA na sequência da paragem do futebol, motivada pela pandemia de covid-19, como uma forma de salvaguardar a saúde dos jogadores após essa longa paragem.

A medida não poderá ser implementada a tempo da 25.ª jornada da I Liga, que tem início na próxima quarta-feira, mas como a 26.ª jornada só arranca na noite do dia 09 de junho (o mesmo da AG da Liga) já deverá contar com as cinco substituições.