Portugal
Marega, uma afirmação no onze que poderá obrigar Soares a um trabalho extra
2017-09-23 16:15:00
Marega aproveitou a lesão de Soares para se impor no onze e o brasileiro poderá ter sido ultrapassado na hierarquia

Três jogos consecutivos a marcar, três golos apontados e uma assistência. Moussa Marega enfrenta uma das melhores sequências goleadoras da carreira e depois do golo marcado frente ao Portimonense, ontem, no Dragão, na vitória por 5-2 frente aos algarvios, o avançado maliano aumentou a contagem pessoal para cinco golos na liga portuguesa. No conjunto de Sérgio Conceição só Vincent Aboubakar marcou mais golos na liga. Marega, que regressou esta temporada à equipa principal do FC Porto depois do empréstimo ao Vitória SC, aproveitou da melhor maneira a lesão de Soares e aquela que era, à partida, a opção de reserva à dupla Soares/Aboubakar, é agora uma das figuras do início de época do FC Porto. Terá Moussa Marega escalado a hierarquia do ataque do FC Porto? Para Seninho, a questão não é assim tão linear. Já Jaime Magalhães, acredita que a boa forma de Marega encerra vários aspetos a ter em conta.

Se Soares quer regressar ao onze portista, para Jaime Magalhães, terá de trabalhar e suar bastante neste momento. Tudo, porque retirar Marega neste momento do onze azul e branco será um dilema complicado para Sérgio Conceição. Marega regressou ao FC Porto este ano depois de um empréstimo ao Vitória de Guimarães e se inicialmente se previa que o maliano fosse a alternativa à dupla Soares/Aboubakar, Marega aproveitou a lesão do avançado brasileiro para se impor no conjunto de Sérgio Conceição. Logo à primeira jornada, quando Marega substituiu Soares devido à lesão do brasileiro, o maliano bisou. Para Jaime Magalhães, autor de 45 golos de dragão ao peito, a boa forma de Marega irá “obrigar Soares a trabalhar ainda mais para regressar ao onze. Uma mais valia para o FC Porto e que permite que os restantes avançados da equipa não se acomodem”, assegurou Jaime Magalhães ao Bancada.

O regresso de Marega ao FC Porto deu-se com um bis em 58 minutos e desde então o maliano estabeleceu-se como titular absoluto da equipa de Sérgio Conceição cumprindo os noventa minutos dos restantes seis encontros do FC Porto na liga portuguesa. Marega não marcou entre as jornadas dois e quatro, mas golos consecutivos nas três últimas jornadas permitem ao maliano estar numa das melhores sequências goleadoras da carreira. Contudo, para o antigo avançado do FC Porto, Seninho, o facto de Marega ter substituído Soares devido a lesão do brasileiro poderá significar que assim que Soares estiver bem fisicamente o mesmo retorne à frente de ataque dos azuis e brancos. Ao Bancada, Seninho adverte ser “muito subjetivo” que Marega tenha já escalado posições na hierarquia do ataque portista.  

Seninho, que fez 33 golos em 148 jogos ao serviço do FC Porto entre 1969 e 1978, assume ao Bancada que apesar de Marega ter aproveitado o timing da lesão de Soares e ter agarrado a oportunidade que surgiu, poderá ainda não se ter tornado um indiscutível do conjunto de Sérgio Conceição. Tudo porque, segundo Seninho, o FC Porto tem neste momento “dois pontas de lança muito poderosos em Soares e Aboubakar”. Seninho adverte para a possível necessidade de, mediante determinadas situações e adversários, serem concedidas oportunidades a outros jogadores e que apesar da boa resposta dada por Marega, o seu lugar no plantel azul e branco não é cativo. Ao Bancada, Seninho entende que Marega, tal como qualquer outro jogador da equipa, terá de “ter os pés bem assentes na terra” e a mentalidade certa para perceber que faz parte da gestão de um plantel e balneário alternar jogadores mediante os diferentes desafios que se encerram.

A marcar há três jornadas consecutivas, Moussa Marega atravessa uma das melhores fases da sua carreira e para Jaime Magalhães, Sérgio Conceição enfrenta agora um dilema complicado. Porém, a resposta dada por Marega é, para o antigo avançado do FC Porto, uma questão naturalmente positiva que terá implicações, igualmente, nos restantes avançados do plantel que terão agora de estar mais alerta de forma a lutarem pelo seu lugar no onze portista ao perceber que a alternativa é bastante credível. Com cinco golos já apontados, Marega é um dos melhores marcadores do FC Porto e uma das figuras da equipa de Sérgio Conceição neste início de temporada. O avançado maliano atravessa assim uma sequência que não alcançava desde o início da temporada passada quando conseguiu marcar em cinco presenças consecutivas ao serviço do Vitória SC entre as jornadas 2 e 7 (apenas não jogou a jornada 4 devido ao facto de estar emprestado pelo FC Porto). Nessas cinco presenças, Marega fez sete golos, naquela que é ainda hoje a melhor sequência goleadora da carreira do maliano. É que, em 2014/15, ao serviço do Marítimo, Marega também passou cinco jogos consecutivos a faturar contudo, entre as jornadas 30 e 34 da liga portuguesa, o maliano “quedou-se” pelos seis golos.