Portugal
Marega, o patinho feio que teima em ser decisivo no FC Porto
2018-12-09 12:50:00
Desde que se impôs no onze do FC Porto, nenhum outro jogador da equipa azul e branca tem sido tão decisivo.

Com os dois golos marcados ao Portimonense, bem como uma assistência para Soares aquando do segundo golo do FC Porto que permitiu a reviravolta azul e branca no Dragão contra os algarvios, Moussa Marega chegou aos nove golos e cinco assistências na temporada. Visto tantas vezes como um patinho feio devido às suas características, mais físicas do que técnicas, a verdade é que nenhum outro jogador do plantel azul e branco é tão decisivo como Moussa Marega que já só vê Dyego Souza, Wilson Eduardo e Bas Dost à sua frente na lista de melhores marcadores da Liga Portuguesa.

Com participação direta em catorze golos do FC Porto esta temporada, distribuídos entre Liga Portuguesa e Liga dos Campeões, nenhum outro jogador do plantel às ordens de Sérgio Conceição tem uma participação direta em golos da equipa esta temporada quanto Moussa Marega. Perto do avançado maliano, em 2018/19, só Otávio que com os seus cinco golos e sete assistências já teve intervenção direta em doze golos dos Dragões, sendo que Corona e Soares surgiu logo a seguir com participação em nove golos, fosse marcando-os, fosse assistindo-os.

Marega regressou aos golos para a Liga Portuguesa frente ao Portimonense depois de duas jornadas sem qualquer golos marcado, quando até tinha feito golos em rondas consecutivas frente a Feirense e Marítimo por ocasião das jornadas oito e nove. Na Madeira, Marega foi mesmo decisivo a dobrar tendo estado nos dois golos dos azuis e brancos. Assistiu Otávio para o desbloquear do marcador e foi retribuído pelo médio brasileiro pouco depois. Até então, só na jornada quatro frente ao Moreirense Marega tinha sido determinante ao apontar, também aí, um golo e uma assistência numa vitória por 3-0 sobre os Cónegos.

Tem sido, porém, na Liga dos Campeões, que Marega mais tem decidido utilizando a montra europeia para fazer explodir o seu valor de mercado e, segundo a imprensa internacional, suscitar interesse um pouco por todo o lado mas em especial da Premier League. Dele, disse Semin, por exemplo, na antevisão para o jogo entre Lokomotiv e FC Porto, ser um jogador de altíssimo nível. "Há muito que sabemos que o Aboubakar está lesionado, algo que lamento e aproveito para lhe desejar as rápidas melhoras. Mas o FC Porto tem o Marega, um jogador de alto nível, muito poderoso no ataque. É show de bola", afirmou então o técnico russo.

Destaque merecido. Não era para menos. Em 2018/19, na Liga dos Campeões, Marega tem estado intratável e tem sido fundamental na campanha dos Dragões rumo aos oitavos de final da competição milionária. Marega fez a assistência para o golo do FC Porto no empate frente ao Schalke a abrir a edição da competição e desde então marcou em todos os jogos da equipa de Sérgio Conceição na Champions. Marega leva já quatro golos na competição, quatro golos conseguidos de forma consecutiva nos outros quatro jogos do FC Porto na competição, aos quais se junta uma outra assistência na vitória por 4-1 sobre o Lokomotiv no Dragão.

Na edição da presente temporada da Liga dos Campeões, só Messi e Dzeko participaram de forma direta em mais golos das suas equipas, sete, do que Marega que participou em seis tal qual Lewandowski e Griezmann. Já na Liga Portuguesa, com cinco golos marcados e três assistências feitas na competição, Moussa Marega apenas é superado por Pizzi, Osama Rashid, Shoya Nakajima e Dyego Sousa no que à intervenção direta em golos da sua equipa diz respeito. Pizzi participou esta temporada em nove golos do Benfica, enquando Rashid, Nakajima e Dyego Sousa foram responsáveis de forma direta por dez golos das suas equipas.

Apesar das teóricas debilidades técnicas de Mousa Marega, a verdade é que o avançado maliano teima em ser o jogador mais decisivo da equipa de Sérgio Conceição. Desde que se impôs no onze da equipa do FC Porto na temporada passada, nenhum outro jogador da equipa azul e branca marcou tantos golos como Marega que já na temporada passada tinha sido responsável por 31 golos do FC Porto em toda a época com os seus 22 golos e oito assistências. Com os dois golos apontados ao Portimonense este fim de semana, o conjunto algarvio passou a ser com Estoril e Marítimo uma das principais vítimas do maliano com cinco golos sofridos de Marega, algo que só é superado por Rio Ave que já sofre nove golos do avançado do FC Porto.

Com os dois golos marcados ao Portimonense, naquele que foi o primeiro bis de Marega esta temporada e o oitavo aoserviço do FC Porto, Marega tornou-se agora o melhor marcador do FC Porto na Liga Portuguesa. Um patinho feio que teima em ser decisivo.