Portugal
Luís Filipe Vieira: "Não ponho de lado Jorge Jesus"
2018-10-30 21:30:00
O presidente do Benfica garantiu que quer continuar com Rui Vitória, mas não descarta um regresso do técnico

Em entrevista à 'TVI', Luís Filipe Vieira abordou vários temas relativos ao atual momento do Benfica, como a conversa gravada com César Boaventura que surgiu nas redes sociais, o futuro de Rui Vitória na Luz ou os processos judiciais em que o clube está envolvido. Contudo, uma das revelações está relacionada com... Jorge Jesus. O treinador abandonou o Benfica em 2015, mas o seu regresso não está descartado por Luís Filipe Vieira.

"No futuro não poderei dizer, não adivinho. Sou amigo dele, falamos por telefone mas não tem nada a ver uma coisa com a outra. Houve ali seis meses em que andámos ali... Só lhe mandei uma piada quando ganhámos em Alvalade. Nunca nos zangámos genuinamente. Se ponho de lado Jorge Jesus? Não. Imagine que o Rui Vitória quer sair. Temos de ter o plano A, B e C", afirmou o presidente das águias.

Fique com algumas das principais intervenções de Luís Filipe Vieira em entrevista à 'TVI'.

Conversa com César Boaventura e futuro de Rui Vitória

"Normalmente, quando fazemos um contrato com um treinador é para cumprir e assim será. O que é para estranhar é que como é que aparece uma conversação dessas nos órgãos de comunicação social. O que se passou foi que o Rui [Vitória] tem o seu valor, alguém nos contactou sobre o que havia já sido acordado com seu empresário e só lhes disse que havia uma cláusula de rescisão e tudo o que fosse para melhorar a vida do nosso treinador não tinha problema para nós."

"Já tinha havido conversações entre eles todos. O Rui [Vitória] já conhecia a proposta, que era muito superior à do Benfica, e se havia essa intenção de sair o Benfica não ia criar obstáculos a ninguém. Passados dias é que clarificámos a situação um com o outro. Ele manifestou-me depois a mim que não tinha intenção de sair e queria levar o projeto até ao fim, tanto que no ano seguinte renovámos o contrato. A essa altura não tinha falado com o Rui Vitória. Não fui eu que procurei a saída dele, foi alguém que procurou. Foi uma negociação como a de um jogador, não é nenhum bicho de sete cabeças. Pelas condições que me disseram que ele ia fazer esse contrato, não era eu que lhe ia cortar as pernas. Aliás, nunca cortei as pernas a nenhum jogador ou treinador. A diferença que existia no vencimento era oito vezes mais. É chefe de família e temos de entender. Mesmo com qualquer jogador, após a sua saída, ninguém diz mal do Benfica. Se algum jogador ou treinador tem alguma proposta que o Benfica não pode acompanhar não vale a pena estarmos a entreter. A vida é assim mesmo. Não há insubstituíveis."

"Há uma grande injustiça em relação ao Rui Vitória. O Rui Vitória, nos dois primeiros anos de Benfica, conquista seis títulos. É campeão com o máximo de pontos, 88. Está nos quartos-de-final da Liga dos Campeões e nos oitavos-de-final. Tem uma época menos conseguida. As pessoas, no Benfica, habituaram-se a ganhar muitas vezes. É possível, porque não somos invencíveis, perdermos. Quando perdemos temos de reconhecer que estivemos menos bem, mas essa época acabou para nós. A vida não é feita do passado, é feita do presente e do futuro e é para isso que trabalhamos. O Rui Vitória tem feito um trabalho fantástico no Benfica, consegue ter todos os anos equipas bastante competitivas nunca se desviando da formação. Um homem que lança cerca de dez jogadores em três anos no Benfica, como foi o caso do Ederson, do Nélson Semedo, do Rúben Dias, do Lindelof, Yuri Ribeiro, Gedson, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, João Félix, Jota e outros que estão para sair. É um projeto com o qual o Benfica não se quer descuidar e todos os benfiquistas têm de acreditar que é o homem certo para o projeto que o Benfica quer."

"Por minha vontade, garanto que será o treinador até ao final do contrato. Toda a comunicação e tudo o que se tem feito... Tem havido um tipo de crítica ao Rui Vitória que ele não merece. É importante todos os sócios compreenderem que o Benfica é um clube que não tem nem quer recorrer a uma dívida. O Benfica vive pelos seus próprios meios e quer ser completamente independente. O Benfica tem jovens e continua a investir milhões no centro de estágio porque se estão a produzir verdadeiros campeões para Portugal, o Benfica e a Europa. E neste momento, o Rui [Vitória] é o treinador indicado para o Benfica. (...) Está previsto que ele lance mais três ou quatro jogadores na próxima época."

Aposta na formação

"O Benfica está-se a preparar para dominar o futebol português. (...) O Rúben Dias já não pode sair, o Gedson já renovou, o João Félix vai renovar. Amanhã, possivelmente, está a renovar com uma cláusula bastante elevada. O Benfica está a reter todo o talento do Seixal e não vai vender nenhum desses jogadores, só se chegarem à cláusula de rescisão."

Processos judiciais e Paulo Gonçalves

"Os nossos principais parceiros renovam contratos. A [Fly] Emirates acabou de renovar, outro vai renovar. As pessoas conhecem a nossa gestão e acreditam no que estamos a fazer."

"Paulo Gonçalves é da confiança do Benfica e da minha confiança. É meu amigo e sou amigo dele."

"No primeiro momento, nada sabíamos. A juíza não decretou nenhumas medidas de coação ao Paulo Gonçalves. Ele não queria continuar na SAD. Nós, tanto a SAD como a direção, decidimos que ele continuava. Depois, o Paulo foi constituído réu. Então, foi ele, de livre vontade, que disse que não tinha condições para continuar no Benfica. Queria dedicar-se à própria defesa, mas o mediatismo que havia sobre ele era muito mau para o Benfica e para família. Chegámos a acordo com ele e saiu. Não foi condenado e o que é mau para o Benfica é que o Benfica perdeu um grande profissional. E quero dizer mais: tudo o que o Benfica ganhou foi dentro de campo com muito suor com os seus jogadores e treinadores."

"Não misture o Paulo Gonçalves com o Benfica. O que lhe posso garantir é que se algum dia se provar que o Benfica, ao longo destes 15 anos, teve ou praticou atos ilícitos que levam à corrupção eu demito-me. Estive sempre na primeira linha para defender a verdade desportiva."

Luisão

"O Luisão tem 15 anos de Benfica, andou com a mala às costas, andou a tomar banho de água fria. Passado um ano queria-se ir embora e eu convenci-o a ficar. Tem 15 anos de Benfica, é um grande capitão do Benfica. Tinha e tem influência no balneário, é o meu companheiro de viagem. Prometi-lhe sempre que, quando estivesse em condições, lhe renovávamos o contrato. Falámos um dia, os dois, falei com o treinador e pronto, não ha nada de outro mundo. Rescindiu, ficou, vai trabalhar de outra maneira no Benfica, com outras funções. Gostamos de tratar bem todos os atletas e acho que o Luisão devia ter uma atenção especial do Benfica. Do que me apercebi nunca houve nenhum problema [com Rui Vitória].

António Simões

"Quem me conhece sabe que eu nunca fiz censura no Benfica. Praticamente nem vou ao canal do Benfica. Não vou falar muito de António Simões por respeito ao Benfica. Só vou dizer que o António Simões mentiu. E fico-me por aqui. Quando o António Simões quiser ficar clarificado de vez vem falar comigo e não anda a falar na praça pública. O Benfica respeita-o, mas ele tem de respeitar o Benfica e todos os profissionais daquela casa. (...) Eusébio só há um e não admito que ninguém diga que é o Benfica. Somos todos do Benfica. Tenho apoiado todos os ex-jogadores do Benfica. Quem, na realidade, não entendeu o seu lugar... Mais ninguém é o Eusébio. Não recebo lições de António Simões nem de mais ninguém. Nenhum clube em Portugal faz o que o Benfica faz pelos seus ex-jogadores. O senhor António Simões não tem o direito de fazer o que fez publicamente, manchando até nomes de pessoas que são grandes profissionais naquela casa. Quem está lá para dizer 'sim' ou 'não' sou eu. E repare na forma como ele tratou o Calado. O Simões já se esqueceu de quem o ajudou. O Calado está a fazer o seu trabalho porque precisa, é um trabalho como outro qualquer. Não há um comentador no Benfica ou em qualquer canal que leva um recado meu."

Cartilha para os comentadores

"Só há uma voz no Benfica, que sou eu. De certeza que Luís Bernardo não faz isso [da cartilha] e que o João Gabriel não fazia. (...) Não há cartilha nenhuma. (...) O Carlos Janela não é empregado do Benfica. Se ele faz trabalho, é um problema dele. O Benfica não tem ligação nenhuma ao Carlos Janela."

Jonas

"O Benfica demonstrou sempre interesse em renovar com Jonas. Acho que houve uma altura em que ele pensou seriamente sair, mas falou com a família e disse que já não queria sair e que queria renovar. Confirmo que ele esteve um pouco inclinado [para sair]. (...) Ele já era o jogador mais bem pago do Benfica, é o jogador mais caro do Benfica."

Salvio

"A vontade do Benfica é que ele renove e penso que a vontade dele também seja. Soube que o empresário está em Portugal e depois de amanhã vou estar com ele para falarmos. Acho que é rápido fechar esse processo."

Samaris

"É um jogador do Benfica, é um jogador que, neste momento, não tem sido titular. É um ativo bom. Vamos ver o que se vai suceder."

Mercado de inverno

"Podemos mexer num ou dois jogadores. Temos um plantel de 28 jogadores, podemos encurtá-lo um pouco."

Interesse em jogadores do Sporting

"Se porventura Bruno de Carvalho continuasse no Sporting como presidente, éramos capazes de cometer uma ou duas loucuras. No dia em que Sousa Cintra começou a comandar a SAD, ele falou comigo e eu garanti-lhe a ele que o Benfica não ia buscar nenhum jogador ao Sporting. Naquele dia em que eu falei na assembleia geral foi devido aos ataques que fomos vítimas do senhor [Bruno de Carvalho], que pensava mais no Benfica do que no próprio Sporting. Íamos atacar mesmo a sério. Não era contra a instituição, mas sim contra uma pessoa que não fazia sentido estarmos com pena dele. Íamos atacar dois ou três."

Futuros mandatos

"Vou ser candidato, não tenho problema nenhum em dizer isso. Mais quatro anos e se tiver de fazer mais, vou fazer."

Jorge Mendes

"Não é meu parceiro, é parceiro do Benfica e vai continuar. Ainda ontem acordámos a renovação do João Félix. (...) O Benfica diz que 'este, este, este e este são para vender', traça o preço e os 10% de comissão. Jorge Mendes ganha 10%, eu chamo de 'táxi'."