Portugal
Lourosa segue em frente na Taça ao eliminar Covilhã, o líder da II Liga
2019-09-29 18:30:00
Vitória por 4-2

O Lusitânia de Lourosa, do Campeonato Portugal, venceu hoje por 4-2 o Sporting da Covilhã, líder da II Liga, num jogo da segunda eliminatória da Taça de Portugal de futebol decidido no prolongamento, com três golos dos locais.

Depois do empate 1-1 no final do tempo regulamentar, com os tentos de Jaime Poulson, aos três minutos, para a formação de Lourosa, e de Henrique, na proporia baliza, aos 78, que deu o empate para os serranos, a partida acabaria por ser decidida no tempo extra.

Nessa fase, Goba Zakpa assumiu-se como a figura do encontro, marcando aos 95 e 107 minutos. Mica ainda reduziu, aos 110, mas, aos 119, Hélder Castro sentenciou, de grande penalidade.

O desafio começou de feição para a equipa casa, que logo aos três minutos se adiantou no marcador, num desvio astuto do experiente Jaime Poulson, após cruzamento de Leo, que a defesa contrária não conseguiu intercetar.

Os serranos, com um futebol inconsequente, só despertaram depois dos 20 minutos, primeiro com um remate de Mica, ao lado, e, depois, com um desvio de Kukula ao poste, após uma atrapalhação do guarda-redes de Lourosa.

No segundo tempo, o Sporting da Covilhã finalmente ‘arregaçou as mangas' e, depois do técnico Ricardo Soares ter efetuado de uma assentada as três substituições, assumiu as rédeas e criou as melhores oportunidades.

No entanto, os serranos só resgataram o empate com a ‘colaboração' do adversário, quando o defesa Henrique desviou de forma infeliz, para a própria baliza, um cruzamento de Daniel Martins, fixando o 1-1 que precipitou o prolongamento.

Nesse tempo extra, o Lusitânia de Lourosa teve em Goba Zapka, lançado no jogo para o segundo tempo, a sua ‘arma secreta', uma vez que o avançado costa-marfinense praticamente resolveu a eliminatória, marcando aos 94 e 107 minutos.

O Sporting de Covilhã, totalmente balanceado no ataque, ainda lançou a incerteza, quando reduziu para 3-2, num belo remate de Mica, aos 110 minutos, mas a confirmação do triunfo do Lourosa chegaria aos 119, num penálti de Hélder Castro.