Portugal
Liga explica escolha de laboratório após notícias de falsos positivos
2020-05-23 12:05:00
Houve erros nos testes a jogadores de Famalicão e Vitória de Guimarães, adianta o Expresso

A Liga defendeu a escolha do laboratório da Unilabs, responsável pelos testes de despistagem da covid-19, depois das notícias de que houve falsos casos positivos em dois clubes.

Segundo avançou o jornal Expresso, apenas dois dos 11 casos comunicados nos plantéis de Famalicão e Vitória de Guimarães serão mesmo positivos, devido a um erro nas análises.

Em comunicado, a Liga salientou que a Unilab "foi o laboratório que melhores condições ofereceu para a quantidade e especificidade dos testes pedidos pela Direção-Geral da Saúde", depois de uma consulta ao mercado.

A empresa é "reconhecidamente um laboratório com credibilidade", continuou a Liga, salientando que recebeu quatro respostas de um total sete laboratórios consultados.

 

"Os testes são contratualizados e pagos por cada clube de forma individual com o laboratório escolhido. A Liga Portugal não recebe qualquer receita proveniente deste acordo. A Liga Portugal não é informada pelo laboratório do resultado dos testes", realçou.

O protocolo com a Unilab "não pressupõe exclusividade", pelo que o recurso a este laboratório foi uma opção dos clubes, tomada pela "grande generalidade" dos mesmos.

Em resposta ao Expresso, a Unilabs refutou qualquer falha nos procedimentos.

Tags: