Portugal
Liga e Sindicato dos Jogadores estabelecem salário mínimo
2017-06-16 12:50:00
O montante mínimo para a Segunda Liga na época 2017/18 vai fixar-se nos 974,75 euros

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol acordaram esta sexta-feira o estabelecimento dos salários mínimos praticados nas competições profissionais para 2017/18. De referir que na Segunda Liga, o montante mínimo vai fixar-se nos 974,75 euros.

Face à conjuntura económica que os clubes atravessam, a Liga deu início a um projeto de sustentabilidade financeira das sociedades desportivas, que obteve consenso com o Sindicato dos Jogadores. Desta feita, ambas as partes chegaram a acordo para que, em 2017/18, os jogadores que atuem na Segunda Liga recebam o salário correspondente a 1,75 vezes a Retribuição Mínima Mensal Garantida, imposta pelo Governo português, abragente à generalidade dos trabalhadores.

Assim sendo, os jogadores do Campeonato de Portugal vão receber, na próxima época, 1,5 vezes mais a Retribuição Mínima Mensal Garantida, o que dá um total de salário mínimo de 835,5 euros. Com estes valores, a Liga e o Sindicato dos Jogadores pretendem sustentabilidade financeira dos clubes das competições profissionais e, também, a dos jogadores.