Portugal
Benfica "saúda apelo" de Fernando Gomes e fala em crimes e alianças
2017-09-22 13:25:00
Liga e árbitros também partilham as palavras do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)

O artigo de opinião no qual Fernando Gomes partilha as preocupações pelos "sinais de alarme" no futebol português já tem vindo a recolher reações doa agentes que fazem parte do desporto rei em Portugal.  O Benfica divulgou uma nota no site oficial, referindo o artigo de Fernando Gomes como "um apelo que se saúda". "Perante tudo aquilo a que se assiste, com diversos crimes a serem praticados com todo o à-vontade na praça pública, desde ameaças, coações e difamações  constantes a agentes desportivos, passando pelo furto e pela divulgação pública de pretensa correspondência privada, com campanhas negras de calúnias e insinuações, e face à inércia com que as mais diferentes entidades e autoridades têm assistido a tudo isto, há muito que era expectável uma tomada de posição do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol sobre o ambiente que se vive no futebol português. Espera-se é que esta posição seja consequente e produza resultados concretos. O Sport Lisboa e Benfica não faz alianças negativas contra ninguém e respeita todos os outros clubes por igual, afinal nossos adversários desportivos que são também parceiros em mais de um século de história de promoção do desporto e projeção do bom-nome de Portugal", referem os encarnados em nota.  

A Liga emitiu um comunicado no qual dá a entender que partilha das palavras do presidente da Federação Portuguesa de Futebol no que concerne ao atual estado do futebol e admitiu rever os estatutos. "A Liga Portugal comunga das preocupações tornadas públicas pelo Presidente da FPF. Tão-só por irem ao encontro dos nossos apelos e diplomacia junto de todas as sociedades desportivas e outros agentes, sobretudo desde meados da época anterior", pode ler-se na nota divulgada pela instituição.

Os árbitros de categoria C também elogiaram a atitude de Fernando Gomes e deram conta do "estado de alarme que se vive no futebol português". "É um retrato profundo, rigoroso e que infelizmente corresponde ao atual estado de alarme que se vive no futebol português. Revemo-nos no que foi escrito pelo Dr. Fernando Gomes. Que o apelo à reflexão sobre os evidentes sinais de alarme chegue de uma pessoa com o conhecimento e a responsabilidade do atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol  só deve motivar ainda maior empenho de todos na procura de reais soluções", pode ler-se em comunicado dos árbitros de primeira categoria.