Portugal
Lesões no Benfica já passaram a dezena e trazem à memória arranque de 2013/14
2017-08-27 14:45:00
Jardel é o cliente mais recente e um dos mais assíduos da longa lista de lesionados dos encarnados nas últimas épocas

A lesão de Jardel logo aos 15 minutos do encontro entre Benfica e Rio Ave, da quarta jornada da Liga, foi apenas mais um capítulo para o preenchido registo de lesionados na turma de Rui Vitória. Neste momento, as águias contam com cinco jogadores indisponíveis e esta temporada o “Hospital da Luz” já superou a barreira da dezena de pacientes, a maioria deles por questões musculares. Razão para o técnico temer a repetição do sucedido na última época, onde se registaram quase quatro dezenas de casos de lesões.

No entanto, apesar de o Benfica de Rui Vitória parecer viver constantemente sob o desígnio das lesões, de boletins clínicos preenchidos e de ausências importantes na equipa titular, já antes do técnico chegar à Luz as águias tinham vivido um período semelhante em termos de problemas físicos. Em 2013/14, ainda sob o comando de Jorge Jesus, os encarnados viveram semanas quase “catastróficas”, quando o técnico se viu obrigado a fazer cinco alterações forçadas em duas jornadas consecutivas (Enzo Pérez, Salvio e Gaitán no dérbi com o Sporting e Siqueira e Rúben Amorim frente ao Paços de Ferreira).

No início de outubro de 2013, eram já sete os casos de problemas musculares na Luz (André Gomes, Gaitán, Cortez, Sulejmani, Ruben Amorim, Markovic e Fejsa). Uma situação que fez soar os alarmes no departamento médico dos encarnados. No entanto, Jesus conseguiu gerir o plantel até final da temporada e conduzir o Benfica ao título. Agora, as águias estão novamente a contas com uma praga de lesões. Jardel junta-se a Mitroglou, Grimaldo, Fejsa e Salvio no lote de indisponíveis. O argentino está a contas com um problema no joelho, Fejsa tem um problema traumático e todos os outros estão afetados pelas tais questões musculares.

O central brasileiro é já o décimo primeiro cliente do “Hospital da Luz” na presente temporada. Júlio César, Krovinovic, André Horta e Zivkovic regressaram recentemente aos treinos. Luisão esteve a contas com um traumatismo no joelho na pré-época e Carrillo, que, entretanto, já deixou o Benfica para rumar ao Watford FC, também chegou a fazer parte do boletim clínico. No entanto, Salvio, que também teve problemas na tibiotársica na pré-temporada, é um caso repetente.

Apesar de Jardel, que deixou o encontro de Vila do Conde com queixas na coxa, fazer a estreia no boletim clínico desta temporada, o defesa foi dos clientes mais habituais do “Hospital da Luz” na época passada – superado apenas por Jonas e igualado por Jiménez. Ao todo, o número 33 esteve a contas com quatro lesões, duas delas musculares, que o obrigaram a falhar um total de 21 jogos e a estar parado durante 139 dias, praticamente meia temporada.

Júlio César (duas vezes), Lisandro, Luisão, Grimaldo (duas vezes), Eliseu, André Almeida (duas vezes), Fejsa (três vezes), Samaris, André Horta (três vezes, todas a nível muscular), Rafa, Salvio (três vezes), Zivkovic, Jonas (cinco vezes), Jiménez (quatro vezes), Mitroglou, Ederson, Nélson Semedo, Danilo e Jovic foram os outros clientes do departamento médico durante a atribulada - em termos físicos, obviamente - última temporada.

Do onze base encarnado na última época apenas Pizzi, Cervi e Lindelöf não estiveram a contas com lesões, embora o central sueco tenha sofrido um problema físico ao serviço da seleção, que ainda assim não o impediu de alinhar frente ao FC Porto na jornada seguinte da Liga portuguesa. De resto, desde que Rui Vitória chegou à Luz apenas Lindelöf, Cervi, Renato Sanches e Gonçalo Guedes resistiram à onda de lesões nos encarnados. Isto porque o já aqui mencionado Pizzi teve um problema no tornozelo em 2015/16, época em que as águias também sofreram algumas lesões, ainda assim longe do registo da época passada, e com o pior caso a nível muscular a ser o de Lisandro López, que parou três vezes.

Em comparação com os rivais, o departamento clínico encarnado também está bem mais preenchido. No FC Porto têm sido as gripes a principal causa de ausências, com Layún e Ricardo Pereira a já terem falhado ambos uma partida. Rafa Soares, que já saiu para o Fulham, teve um problema no tornozelo e Soares é o único caso relacionado com problemas musculares, estando o avançado brasileiro a contas com um problema na coxa direita.

Por seu lado, o Sporting já contou com mais “pacientes” que os dragões, existindo problemas musculares à mistura, mas grande parte deles ocorridos ainda na pré-época e, entretanto, já debelados. Mathieu e Coentrão parecem estar já recuperados dos problemas físicos que sofreram, sendo que restam Jonathan Silva e William Carvalho com problemas musculares. Podence é a outra baixa do plantel de Jorge Jesus no presente, embora o problema do avançado português seja na mão. Registo ainda para as lesões de Alan Ruiz e Piccini, ambos no joelho, e André Pinto no tornozelo, todos eles já recuperados.

Lesões em 2017/18:

Atuais: Fejsa (Traumatismo); Salvio (Tendinopatia); Grimaldo (Muscular); Mitroglou (Muscular) e Jardel (Muscular)

Já recuperadas: Júlio César (Tendinopatia); Krovinovic (Hérnia Inguinal); André Horta (Tendinite); Salvio (Tibiotársica); Luisão (Traumatismo); Zivkovic (Traumatismo) e Carrillo (Traumatismo).

Lesões em 2016/17:

Júlio César (Ombro/Lombalgia); Lisandro López (Tíbia); Jardel (Joelho/Tibiotársica/Muscular/Muscular); Luisão (Joelho); Grimaldo (Púbis/Muscular); Eliseu (Coxa); André Almeida (Face/Pé); Fejsa (Tibiotársica/Muscular/Tornozelo); Samaris (Tibiotársica); André Horta (Muscular/Muscular/Muscular); Rafa (Coxa); Salvio (Tornozelo/Tibiotársica/Ombro); Zivkovic (Traumatismo na perna); Jonas (Gémeo/Cervicalgia/Coluna/Tornozelo/Tornozelo); Raúl Jiménez (Muscular/Tornozelo/Virilha/Joelho); Mitroglou (Problemas físicos); Ederson (Menisco); Nélson Semedo (Traumatismo no joelho); Danilo (Perna) e Jovic (Pé)

Lesões em 2015/16:

Júlio César (Adutores), Lisandro López (Costas/Coxa/Muscular); Luisão (Fratura antebraço); Fejsa (Muscular/Muscular); Samaris (Gestão de esforço); Pizzi (Tornozelo); Mitroglou (Tornozelo /Problemas físicos); Nélson Semedo (Joelho); Jovic (Pé); Nuno Santos (Tendinite/Rotura de ligamentos) e Gaitán (Coxa/Anca/Joelho/Joelho)