Portugal
Juan Quintero descobriu o seu melhor futebol. E agora, Sérgio?
2018-01-01 20:00:00
Emprestado ao Independiente Medellín em 2017, Quintero reencontrou-se com o seu melhor futebol e bateu recordes pessoais

Juan Quintero está de volta. É verdade. Depois de um empréstimo de um ano ao Independiente Medellín, o atacante colombiano está de regresso ao Porto. Só o futuro ditará se para ficar ou, até, para ser reintegrado na equipa de Sérgio Conceição. Segundo a imprensa nacional, não é desejo do FC Porto voltar a emprestar o colombiano, tendo Quintero algum mercado pela América do Sul, no caso de algum emblema conseguir igualar as pretensões financeiras do FC Porto. A favor de Quintero joga o histórico de reintegração de antigos emprestados por parte de Sérgio Conceição esta temporada e que tanta importância têm tido na temporada bem-sucedida do FC Porto. Mas, mais que isso, Juan Quintero joga a seu próprio favor. É que, em 2017, ao serviço do emblema de Medellín, Quintero esteve de regresso ao seu melhor.  

Diego Reyes, Sérgio Oliveira, Ricardo Pereira, Moussa Marega e Vincent Aboubakar... Em comum todos estes nomes têm o facto de, uns mais que outros, terem tido os seus momentos de preponderância na temporada do FC Porto esta época e logo após terem regressado ao clube depois de uma experiência por empréstimo na temporada passada. Ricardo, Marega e Aboubakar, em particular, têm sido verdadeiros esteios na manobra coletiva da equipa de Sérgio Conceição. Poderá ser Juan Quintero o próximo? O histórico recente do FC Porto joga a seu favor. Ricardo Pereira, Moussa Marega e Vincent Aboubakar são mesmo três dos dez jogadores mais utilizados pelo FC Porto esta época, com os atacantes a terem uma especial importância ao nível dos golos marcados pela equipa.  

E foi de golos que se fez o 2017 de Quintero. O colombiano, que não participava em tantos jogos desde as temporadas passadas no Dragão, esteve ao seu melhor no ano que passou, contribuindo com dezasseis golos para a temporada do Independiente Medellín. Só em 2017, ao serviço do emblema colombiano, Juan Quintero marcou tantos golos como fizeram em toda a carreira desde que em 2012 surgiu na primeira equipa do Atlético Nacional. Apesar de ter passado os primeiros cinco jogos ao serviço do Independiente Medellín em branco, logo após o regresso à Colômbia, não mais Quintero esteve além de quatro jogos consecutivos sem fazer um golo pelo clube, algo que, até aqui, nunca havia estado presente na carreira do jogador colombiano. Entre março e abril deste ano, Quintero atravessou mesmo uma fase especialmente prolífica ao apontar golos em quatro jogos consecutivos, num total de cinco golos em quatro partidas. Em 2017, foram mesmo várias as jornadas consecutivas a faturar para o jogador emprestado pelo FC Porto.  

Depois de algumas temporadas em sub-rendimento, em 2017 Juan Quintero regressou ao seu melhor. Com 16 golos em 33 presenças pelo Independiente Medellín, para um total de 2595 minutos, registando presenças em competições como a Copa Libertadores, Taça da Colômbia e fases Abertura e Clausura da liga colombiana, Quintero ajudou o Independiente (onde jogou, também, Valentín Viola) a alcançar os quartos de final da liga colombiana durante a primeira metade da temporada, bem como ajudou o emblema de Medellín a alcançar a final da Taça da Colômbia que acabou por perder para o Junior de Barranquilla, num jogo no qual até marcou. Os 2595 minutos disputados em 2017 ao serviço do clube colombiano são também um máximo de carreira, tendo Juan Quintero, encontrado, em Medellín, por fim, a consistência e a regularidade. 

Terminado o contrato de empréstimo de Juan Quintero ao Independiente Medellín, o colombiano regressa ao Porto neste início de ano. Segundo a imprensa, uma eventual saída de Quintero apenas acontecerá a título definitivo. Porém, a incorporação de antigos emprestados na equipa de Sérgio Conceição, bem como a preponderância dos mesmos para a temporada do emblema azul e branco, pode deixar antever novo reforço da equipa de Conceição em moldes similares. Ainda para mais, depois de Juan Quintero ter encontrado, em 2017, a sua melhor forma e o seu melhor futebol.